Anúncios
Os gigantescos dinossauros foram extintos há muito tempo – cerca de 65 milhões de anos -, mas isso não significa que você esteja livre do risco de se deparar com um réptil imenso solto na natureza. Foi isso que aconteceu com um grupo de turistas que deu de cara com um enorme jacaré de 4,5 metros e 360 kg, nos EUA. Tão grande que ganhou o apelido de ‘Godzilla’.
Nada que fuja do normal. Os répteis de qualquer espécie podem chegar a tamanhos surpreendentes para quem não está acostumado com esses animais. A espécie do ‘Godzilla’ dos EUA não foi identificada, mas o tamanho exorbitante pode estar ligado a idade avançada do animal. Sim, quanto mais velho, maior pode ficar um jacaré.
Anúncios
“Os répteis não param de crescer, e alguns passam da média”, diz Giuseppe Puorto, biólogo e diretor do Museu Biológico do Instituto Butantã. Não que seja possível que os ossos de um réptil cresçam sem limites. “O crescimento dos répteis diminui gradativamente, até se tornar mínimo”, completa o especialista.
A própria natureza impõe limites ao surgimento de ‘novos dinos’. “Animais grandes demais perdem habilidades e são eliminados pela competição. É a lei da sobrevivência”, explica Puorto.
Anúncios
Confira a lista dos maiores representantes das principais espécies de répteis.
Maior jacaré e maior crocodilo
Maiores tartarugas
Maiores cobras
Maior lagarto