29 março, 2024

Últimas:

Répteis podem virar ‘Godzilla’ porque não param de crescer; veja os maiores

Anúncios

Os gigantescos dinossauros foram extintos há muito tempo – cerca de 65 milhões de anos -, mas isso não significa que você esteja livre do risco de se deparar com um réptil imenso solto na natureza. Foi isso que aconteceu com um grupo de turistas que deu de cara com um enorme jacaré de 4,5 metros e 360 kg, nos EUA. Tão grande que ganhou o apelido de ‘Godzilla’.

Nada que fuja do normal. Os répteis de qualquer espécie podem chegar a tamanhos surpreendentes para quem não está acostumado com esses animais. A espécie do ‘Godzilla’ dos EUA não foi identificada, mas o tamanho exorbitante pode estar ligado a idade avançada do animal. Sim, quanto mais velho, maior pode ficar um jacaré.

Anúncios

“Os répteis não param de crescer, e alguns passam da média”, diz Giuseppe Puorto, biólogo e diretor do Museu Biológico do Instituto Butantã. Não que seja possível que os ossos de um réptil cresçam sem limites. “O crescimento dos répteis diminui gradativamente, até se tornar mínimo”, completa o especialista.

A própria natureza impõe limites ao surgimento de ‘novos dinos’. “Animais grandes demais perdem habilidades e são eliminados pela competição. É a lei da sobrevivência”, explica Puorto.

Anúncios

Confira a lista dos maiores representantes das principais espécies de répteis.

Wikimedia

Maior jacaré e maior crocodilo

Dois disputam o posto de maiores do mundo nessa categoria, segundo Puorto. O crocodilo australiano (foto) e o Jacaré-açú da Amazônia podem ter mais de 6 metros e pesar mais que 450 kg. Vale lembrar que jacarés – encontrados nas Américas – e crocodilos – presentes na África e Austrália – possuem características diferentes, mais reconhecíveis por quem é especialista.
Wikimedia

Maiores tartarugas

Aqui, mais uma vez, há uma disputa entre gigantes. Infelizmente, a maior de terra não pode ser mais encontrada em seu habitat original, na ilha de Galápagos. As tartarugas gigantes de Galápagos (foto) restantes em outras ilhas do arquipélago podem chegar a 400 kg e 1,5 metros de comprimento. Quanto às tartarugas marinhas, há diversas nos oceanos disputando o posto de maior do mundo, explica Puorto. Dentre elas está a tartaruga-de-couro, que faz a desova no litoral brasileiro. Ela alcança 900 kg e 2 metros de comprimento.
Wikimedia

Maiores cobras

Dentre as cobras, a disputa para ver quem é a maior também fica dividida. De um lado está a sucuri (foto), cobra aquática típica da Amazônia. Ela tem um corpo robusto e seu tamanho pode variar entre 8 e 9 metros, não havendo registro de alguma que chegou a 10 metros. Do outro lado, a píton africana, que pode chegar de fato a 10 metros de comprimento. Contudo, ela tem o corpo mais delgado.
Wikimedia

Maior lagarto

O maior lagarto do mundo é o dragão de Komodo, que vive em ilhas da Indonésia. Além do comprimento monstruoso para um lagarto, de até 3 metros, e do peso bem pesado, de em média 110 kg, ele possui uma baba tóxica, que mata rapidamente suas presas na primeira mordida, explica Puorto. Pode não ser o mais assustador dessa lista, mas poderíamos considerá-lo o mais monstruoso pelo conjunto da obra.
Fonte: UOL

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias