Anúncios
As nações do Pacífico saudaram o compromisso renovado da Austrália na região “muito positivamente”, disse o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese neste domingo (29), em um momento em que a China também tenta expandir sua influência na região.
As declarações do funcionário, transmitidas neste domingo pela Sky News, coincidem com a visita do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, à região, a fim de fortalecer a cooperação econômica e de segurança com essas nações.
Anúncios
Especificamente, o responsável por Pequim está neste domingo nas Ilhas Fiji. Essa expansão da influência chinesa provoca a suspeita de países ocidentais, especialmente Estados Unidos e Austrália.
Albanese destacou que seu governo quer se comprometer mais com a luta contra as mudanças climáticas na região, mas também aumentar sua ajuda e apresentar o projeto de criação de uma escola de treinamento de defesa no Pacífico.
Anúncios
Essas ideias foram recebidas “muito positivamente” pelos Estados da região. Austrália e China estão travadas em uma luta por influência no Pacífico.
A assinatura, em abril passado, de um pacto de segurança entre a China e as Ilhas Salomão causou preocupação na Austrália.
Neste domingo, o chanceler chinês reuniu-se com o secretário-geral do Fórum das Ilhas do Pacífico, Henry Puna, que manifestou a sua preocupação com as alterações climáticas e a necessidade de recuperação econômica após a pandemia de covid-19.
“Saudamos os compromissos da China sobre as mudanças climáticas”, disse Puna.
Fonte: Yahoo!