28 março, 2024

Últimas:

Região de Botucatu possui 38 espécies de morcegos; animais são vistos em grande quantidade nesta época

Anúncios

Durante os trabalhos noturnos da Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu-SP, realizados neste mês de março, próximo a uma área verde na região norte, a equipe observou uma grande quantidade de morcegos visitando as flores de uma árvore conhecida como “pata-de-vaca” (Bauhinia rufa).

Espécies de Bauhinias são muito utilizadas no paisagismo e arborização urbana, mas nem todas são visitadas por morcegos.

Anúncios

Alguns registros fotográficos do comportamento desses animais foram encaminhados para o pesquisador Wilson Uieda, que identificou os morcegos como sendo da espécie Phyllostomus discolor.

Sobre os Phyllostomus discolor São morcegos onívoros, pois sua dieta é bem variada, se alimentando de insetos, anfíbios, frutos, néctar e pólen. O comportamento ágil durante o voo dificulta bastante o registro fotográfico dessa espécie ao visitar as flores da Bauhinia rufa.

Anúncios

Os morcegos são animais de hábitos noturnos, por isso muitas flores só abrem a noite para que possam ser polinizadas por esses mamíferos voadores.Diversidade de Espécies de Morcegos

A região de Botucatu apresenta uma grande diversidade de espécies de morcegos. Para se ter uma ideia, enquanto os Estados Unidos inteiro apresentam 44 espécies catalogadas, já foram identificadas 38 espécies em nossa região.

Os morcegos são animais silvestres protegidos por lei, pois têm um importante papel no meio ambiente, atuando como controladores da população de insetos, dispersores de sementes, polinizadores, entre outros benefícios.

Considerando que são reservatórios naturais do vírus rábico, em hipótese alguma devemos manusear os morcegos, pois para se defender poderão morder e transmitir a raiva.

A Vigilância Ambiental em Saúde deverá ser acionada para resgatar morcegos em situação de risco, ou seja, caídos ou pousados em locais não habituais à espécie.

Serviço

Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu-SP

Atendimento de segunda à sexta-feira das 7h às 17h pelo 38135055.

Após horário comercial, finais de semana e feriados, o plantão da VAS deverá ser acionado através do 199 da Guarda Civil Municipal.

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias