16 abril, 2024

Últimas:

Recordista de jogos pelo Brasil e ouro no Pan de 1987, Gerson Victalino morre aos 60 anos

Anúncios

O Brasil perdeu, nesta quarta-feira, dia 29 de abril, uma de suas maiores lendas do basquete nacional. Gerson Victalino, jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção e se sagrou campeão no Pan-Americano de Indianapólis, em 1987, morreu em casa, aos 60 anos, em decorrência de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Gerson começou no basquete aos 18 anos, mas primeiro se destacou no futebol por conta de sua altura. Fez sua estreia como profissional em 1979, pelo Ginástico, em Minas Gerais. Em 1981, atuou pela primeira vez na seleção brasileira, no Sul-Americano, sob comando de Claudio Mortari, anotando sete pontos na vitória sobre o Chile por 100 a 43, em Montevidéu. Desde então, se tornou o atleta que mais vezes vestiu a camisa do Brasil, se despedindo nas Olimpíadas de 1992, no jogo que decidiu o quinto lugar para o país diante da Austrália, com 14 pontos. Entre Olimpíadas, Mundiais, Copas Américas, Sul-Americanos e Jogos Pan-Americanos, Gérson fez 93 partidas em torneios FIBA pela seleção.

Anúncios

Gerson Victalino, ex-jogador de basquete do Brasil — Foto: Divulgação / CBB
Gerson Victalino, ex-jogador de basquete do Brasil (Foto: Divulgação/CBB)

No início do ano, Gerson Victalino foi homenageado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) como um dos nomes das Conferências do Campeonato Brasileiro Adulto e ganho um um selo comemorativo. Na ocasião, ele falou sobre a luta contra a doença.

– Passo por um problema temporário. Sei da gravidade, mas também sei que as lutas vem na nossa vida para lutarmos e mostrarmos nossas forças. Para os médicos, a cura não existe, mas não posso me apegar no que eles pensam e sim na minha certeza que há um caminho para a cura. Imagina uma coisa até tempos atrás que não tinha cura e hoje tem. Com certeza eu vou ser o primeiro desta moléstia (risos) porque tenho fé em Deus e não me entrego facilmente – afirmou na ocasião.

Anúncios

Gerson começou no basquete aos 18 anos, tendo feito sua estreia como profissional em 1979, pelo Ginástico, em Minas Gerais. Em 1981, atuou pela primeira vez na Seleção Brasileira, e desde então consolidou uma carreira vestindo a camisa verde e amarela, se tornou o atleta de basquete que mais vezes jogou pelo Brasil.

Gerson Victalino em ação pelo Brasil — Foto: Divulgação / CBB
Gerson Victalino em ação pelo Brasil (Foto: Divulgação/CBB)

O ex-pivô jogou ainda por Monte Líbano, Corinthians, Lençóis Paulista, Jales, Manresa-ESP, Sport-PE e Remo, onde se aposentou em 2002. Pelo Brasil, Gerson esteve em quadra na conquista da medalha de ouro no Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, diante dos Estados Unidos. Ainda jogou três Olimpíadas, em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Barcelona 1992.

Fonte: G1

Últimas

CORREÇÃO: A EMGA garante financiamento de dívida de US$ 50 milhões para a MFO KMF do Cazaquistão

16/04/2024

Anúncios LONDRES, April 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA) anuncia...

Categorias