25 abril, 2024

Últimas:

Realidade ou ficção? O que aconteceu e o que é invenção na Bibi de A Força do Querer

Anúncios

Abandonar a faculdade para viver ao lado do amor de sua vida, descobrir que o marido, na verdade, é um traficante, se envolver cada vez mais com o tráfico de drogas… A história e a transformação de Bibi Perigosa, personagem de Juliana Paes em “A Força do Querer”, são intensas e alimentam a trama da novela das nove da Globo.

Bibi Perigosa é inspirada na história real de Fabiana Escobar, a ex “Baronesa do Pó”. Sua história chamou a atenção de Gloria Perez, que resolveu adaptá-la para uma personagem da televisão. Fabiana era estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) quando acabou se casando com seu amor de infância, Saulo de Sá Silva. Os dois tinham tudo para ser um casal normal, se não fosse o fato de o homem ter se tornado o “Barão do Pó”da capital carioca.

Anúncios

Fabiana pode ter uma história de vida agitada e complicada que chama a atenção do público, mas nem tudo o que é mostrado na TV realmente aconteceu com a mulher na vida real. A autora de “A Força do Querer”, no entanto, conseguiu incorporar muitos elementos da vida da ex “Baronesa do Pó” no folhetim.

“Novelas acabam sendo muito mais ficção sem compromisso com algo real do que baseada em fotos reais, intimamente ligados a uma única pessoa. Mas aconteceu. Juliana Paes e Emílio Dantas [intérprete de Rubinho] conseguiram incorporar os personagens e neles me vejo o tempo todo”, escreveu Fabiana em seu blog pessoal.

Anúncios

Bibi Perigosa em “A Força do Querer”

A história de Bibi em “A Força do Querer” é inspirada nos relatos que foram contados por Fabiana Escobar em seu livro “Perigosa”, lançado em 2013. O processo de construção de Bibi, no entanto, começou um pouco mais cedo, em 2011, quando Gloria Perez conheceu e se interessou pela vida de Fabiana.

“Perigosa” surgiu depois que Fabiana, que hoje é escritora e roteirista de cinema, sentiu a necessidade de contar sua história por completo para mostrar tudo o que realmente havia acontecido – e não apenas uma parte, como muitos veículos, na época, acabavam noticiando.

Apesar dos esforços para tentar separar vida real e personagem, os eventos que aconteceram com Fabiana e os que acontecem a personagem Bibi na novela das nove ainda confundem os telespectadores. Afinal, o que é realidade e o que é ficção?

Realidade ou ficção?

Abandono da faculdade

Assim como a Bibi Perigosa de “A Força do Querer”, Fabiana Escobar abandonou a faculdade para viver ao lado de quem pensou que era seu grande amor. As diferenças são que a personagem de Juliana Paes deixou o curso de direito, enquanto Fabiana era estudante do último período de Serviço Social da UFRJ. Curiosamente, ela estagiava no Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, que pertence ao Complexo Penitenciário de Bangu, quando conheceu Saulo de Sá Silva.

Durante os anos seguintes, Fabiana seguiu com a esperança de que terminaria o curso de Serviço Social, mas deixou a graduação de lado para viver uma vida em que o medo era presença garantida durante as 24 horas do dia.

Descoberta de que o marido era um bandido

Em “A Força do Querer”, Bibi reluta em aceitar que Rubinho realmente é um bandido perigoso – chegando a afirmar que a prisão do marido por tráfico de drogas foi uma armação da polícia. A cabelereira só tem 100% de certeza de que Rubinho é um homem perigoso quando descobre um perfil do homem em um site de namoro e ele confessa que, na verdade, usa o site para vender drogas.

Na vida real, a situação com Fabiana foi um pouco diferente. Em conversa no canal de Youtube #NALATA, de Antonia Fontenelle, a ex “Baronesa do Pó” confessou que havia percebido pequenos sinais de que algo estaria acontecendo na vida de Saulo, mas nunca imaginou que fosse um problema tão grande. “Eu sabia, mas não tinha provas e ele não assumia. Quando chegava algum boato eu dizia: ‘Saulo, eu vou acreditar em você. Estou te dando uma chance. Aconteceu alguma coisa?’. Mas ele não assumia. Eu demorei a processar e aceitar, mas ele tinha mudado”, contou. “Quando eu pressionei e ele assumiu a verdade, eu entrei em depressão. E quando eu me recuperei não queria aceitar”, completou.

Saulo começou a se envolver no mundo do tráfico de drogas do Rio de Janeiro em 2005, e desde então os trabalhos na área só aumentavam, assim como o padrão de vida da família. Em entrevista ao VIX, Fabiana contou que “tinha vizinhos e amigos, com uma vida normal e no caminho certo”, mas as escolhas erradas do ex-marido – que na época era carteiro e estudante do 6º período de Matemática – fizeram que tudo não fosse como o planejado.

O ex-marido de Fabiana foi preso em 2008 depois de uma operação da polícia. Nessa época, os dois ainda estavam juntos. O casal se separou apenas em 2010, depois de inúmeras tentativas, por parte da escritora, de manter o relacionamento.

Tudo pelo amor do marido

Assim como a Bibi personagem, tudo o que Fabiana fez pelo marido foi por amor. Ao longo dos anos que passou ao lado de Saulo, a ex “Baronesa do Pó” acabou “fechando os olhos” para tudo o que o traficante fazia de errado.

“Eu o amava muito e não entendia que a nossa vida havia mudado. Eu e meus filhos éramos o elo com a vida que tínhamos antes. Me iludi achando que poderia manter isso, mas no mundo do tráfico não existe espaço para uma família como a nossa”, contou ao VIX.

“Senti que era a hora de deixar o Saulo quando percebi que não era mais esposa. Nossa relação se resumia a negócios e a eu fazer tudo para o bem-estar dele. O rompimento do nosso elo de amor foi o baque que eu precisava para acordar a tempo. A partir daí, eu passei a me sentir usada”, disse Fabiana.

Triângulo amoroso

Ao contrário do que acontece em “A Força do Querer”, não existiu um triângulo amoroso na vida de Fabiana. Na novela, Bibi desistiu dos estudos e de casar com Caio (Rodrigo Lombardi) para viver uma paixão ao lado de Rubinho. Com a volta do advogado ao Rio de Janeiro, a cabelereira fica balançada com a antiga paixão – mas mesmo assim não desiste de ajudar Rubinho. “Infelizmente não teve um Caio na minha vida. Quem me dera”, disse Fabiana a Fontenelle.

No livro “Perigosa”, Fabiana conta que se envolveu com outro traficante bastante conhecido: o Nem. Na época, ela era apenas uma adolescente e ainda não estava envolvida com Saulo.

Comprar briga com policiais

Na novela, Bibi constantemente briga com Jeiza (Paolla Oliveira) por achar que a policial está perseguindo a sua família. Fabiana contou que teve alguns embates com as autoridades no Rio de Janeiro, mas nada que tenha se desenrolado da mesma maneira.

“Na época eu tinha uma visão muito ruim da polícia, até porque eu estava do lado oposto deles. Mas no meio disso tudo, mesmo vendo extorsões de dinheiro, eu conheci policiais que mudaram a minha visão, que me puxaram para a realidade. E talvez eles tenham contribuído para que hoje eu seja a pessoa que sou”, contou Fabiana a Fontenelle.

“Nunca fui presa por tráfico, só respondi processos. Enquanto eu estava no morro, eles [os policiais] não conseguiam me pegar, então chegava intimação, tentavam me extorquir em casa”, completou.

Esconder dinheiro em uma barriga falsa

Em seu livro “Perigosa”, Fabiana relatou o momento em que teve que usar uma barriga falsa para esconder o dinheiro que seria usado por um ex-namorado para fugir do presídio. Em “A Força do Querer”, Bibi fez o mesmo para ajudar Rubinho a fugir da cadeia.

“Ele começou a ficar com medo de ser transferido pra Bangu e começou a engendrar uma fuga. Passou um tempinho, ele pediu que eu entregasse R$ 80.000,00 pra esposa de outro preso, que ela levaria pra um agente penitenciário que facilitaria a fuga. Fiz uma barriga falsa com o dinheiro e fui na Cidade Alta pra entregar o dinheiro”, escreveu.

Cena de visita íntima na cadeia

Outra cena que foi ao ar e realmente aconteceu com Fabiana foi o momento em que Bibi e Rubinho foram pegos em uma “festinha íntima” fora de hora. Não só eles foram descobertos pela polícia como pararam na coluna policial do jornal. Em um trecho de seu livro, “Perigosa”, a escritora relembra o momento.

“Sempre ia eu e mais umas quatro mulheres de outros donos de morros. Eles tinham muito dinheiro e pagavam muito caro pra isso. Mas também não durou muito tempo. Acho que denunciaram e numa dessas visitas clandestinas a chefia do Desipe chegou lá. Foi um alarde! A sirene do presidio tocou, maior escândalo! […] No dia seguinte saiu no jornal que a gente estava de madrugada na cadeia fazendo festa. Por incrível que pareça, só o meu nome e o dele saíram certinho; nos outros, eles erraram os sobrenomes”, diz trecho do livro.

Relação com traficantes

Sem nenhuma vergonha ou medo de ter uma relação com os traficantes do morro, Bibi subiu o morro para pedir ajuda a Sabiá (Jonathan Azevedo), que prometeu proteger Rubinho na cadeia. Na vida real, Fabiana fez o mesmo: apesar de nunca ter se envolvido no tráfico de drogas, ela não se deixava intimidar pelo status dos chefes do tráfico e tratava com eles de igual para igual – até mesmo com o “dono do morro”.

Fonte: Vix

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias