20 abril, 2024

Últimas:

Queda de cinzas do Vulcão de Fogo ameaça Cidade da Guatemala

Anúncios

A cinza expelida pelo Vulcão de Fogo ameaça alcançar a capital da Guatemala, a 35 quilômetros de distância, e afetar seu aeroporto internacional, advertiu o Instituto de Vulcanologia nesta segunda-feira (26).

O risco da queda de cinzas é consequência da mudança na direção do vento, que sopra do sul para o norte, onde está a capital e a turística Antiga Guatemala, indicou o instituto em um boletim.

Anúncios

“Esta mudança na direção do vento gerou o risco de que ocorra a queda de cinzas na zona de San Juan Alotenango, San Miguel Dueñas, Antiga Guatemala e alguns municípios ao sul do departamento da Guatemala, inclusive sobre a capital”, acrescenta a nota.

Por isso, a Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred) mantém “monitoramento sobre qualquer situação de risco ou emergência que possa gerar”.

Anúncios

O aeroporto internacional La Aurora, no sul da capital, foi fechado em várias ocasiões pelas erupções dos vulcões de Fogo e Pacaya, também próximo à cidade.

O Vulcão de Fogo gera explosões fracas e moderadas que produzem colunas de cinzas que alcançam até 5 mil metros de altura sobre o nível do mar, de acordo com o Instituto de Vulcanologia.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, finalizou na segunda-feira passada uma violenta fase eruptiva que obrigou 4.123 pessoas a deixarem os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatépequez.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias