Qual o momento certo para comprar o primeiro imóvel?

Saiba o que deve ser considerado antes de tomar a decisão de adquirir um imóvel.

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Sair da casa dos pais e realizar o sonho de ter uma casa própria é, sem dúvidas, um marco na vida de qualquer pessoa. No entanto, antes de comprar um imóvel é preciso atentar-se a uma série de fatores, sobretudo financeiros, para garantir que tudo ocorra conforme o esperado.

Há vários motivos que tornam essa conquista tão significativa na vida das pessoas: casamento, independência, investimento. Mas a verdade é que, independentemente da motivação, a dúvida sobre o momento certo de efetuar essa compra é comum a todos.

Normalmente, as pessoas definem alguns aspectos determinantes para essa decisão, como a idade, o já citado casamento, a chegada de um bebê, o início de uma faculdade, etc. Entretanto, a lógica desse pensamento é um tanto equivocada, pois a aquisição do primeiro imóvel é algo complexo e não deve ser decidido com base em somente uma dessas razões.

Para ajudar você nesse processo, selecionamos alguns pontos que devem ser avaliados para que você seja capaz de definir o momento certo de comprar seu imóvel. Confira!

Estabilidade profissional

Antes de dar esse importante passo na sua vida, é preciso parar e refletir sobre sua estabilidade profissional, visto que essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. No entanto, caso você faça parte do seleto grupo de pessoas que atingiu uma estabilidade satisfatória na área em que atua profissionalmente, essa pode ser a hora certa de comprar seu primeiro imóvel.

Isso porque é preciso ter conhecimento de que, caso opte pelo financiamento imobiliário, você irá assumir muitas prestações ao longo dos anos. Portanto, a estabilidade profissional será a garantia de que você conseguirá arcar com as parcelas sem se endividar.

Todavia, é importante ressaltar que, mesmo que você tenha essa segurança financeira, é recomendável reservar uma quantia para fins emergenciais antes de fechar o negócio.

Planejamento financeiro

Se você vê a compra do seu primeiro imóvel como um grande investimento, ter um bom planejamento financeiro é essencial, pois por meio dele você saberá se possui condições de arcar com os valores acordados.

Sendo assim, o primeiro passo é detalhar seus ganhos e suas despesas em uma planilha, para então calcular a quantia que sobra a cada mês. Dessa forma, é mais fácil saber quanto você será capaz de investir na sua futura propriedade. Após isso, também é interessante verificar quais gastos podem ser cortados ou reduzidos para garantir um capital maior ao fim de cada mês.

Situação do mercado

O mercado imobiliário é totalmente dinâmico, sendo influenciado por diversas questões, como a situação política e a economia de cada país. Por essa razão, é preciso estar sempre a par das notícias para que você seja capaz de analisar se esse é ou não o momento certo para adquirir um imóvel.

Valor de entrada

Entre os aspectos que indicam que determinado momento é o melhor para realizar a compra de um imóvel, um dos principais é ter um bom dinheiro reservado para a entrada. Mesmo sabendo que ter uma boa quantia em mãos é, certamente, uma das melhores estratégias para consolidar o sonho da casa própria, é comum que haja dúvidas sobre o valor exato que é preciso ter disponível.

A verdade é que esse valor varia de acordo com a renda de cada pessoa e com o tipo de financiamento. Porém, na maioria das vezes, a entrada gira em torno de 30% do valor total do imóvel.

Sendo assim, se você pretende comprar uma propriedade que custa cerca de R$ 300 mil, será necessário pagar aproximadamente R$ 45 mil de entrada. Pode parecer muito, mas um bom planejamento financeiro aliado a muita disciplina torna essa meta alcançável. Após considerar todos esses fatores, você será capaz de analisar se, de forma geral, é o momento propício para comprar a sua casa própria.

Conteúdo Produzido para o Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes