27 abril, 2024

Últimas:

PS4, Xbox One ou PC. Qual plataforma escolher para jogar?

Anúncios

Os apaixonados por games se deparam com uma grande questão quando precisam decidir qual plataforma irão levar para casa, principalmente porque os preços dos videogames e de computadores de ponta no Brasil são caros. O Playstation 4, para quem não se lembra, foi lançado no Brasil por salgados R$ 4 mil, apesar de já ter barateado.

A disputa é intensa, no entanto, alguns fatores podem desempatá-la. De certo é que não há uma escolha ruim, todos são bons aparelhos e entregam o que prometem. Mas como nem todo gamer preza pelas mesmas características, é melhor pesquisar bem antes de comprar.

Anúncios

 

Jogos

Anúncios

Os exclusivos para cada plataforma são um fator importantíssimo para se considerar. Se você é você é fã incondicional das séries Uncharted e de God of War ou Gran Turismo, não pode deixar de comprar um Playstation 4 para acompanhar as sequências desses games que devem chegar em breve. Se o seu foco está em destruir oponentes em Halo e em Gears of War, o Xbox One é o console indicado pra você.

Vale considerar também que diversos jogos já são produzidos para os dois consoles, tais como os futebolísticos FIFA e Pro Evolution Soccer, os sangrentos Dying Light e The Witcher 3, além dos guerrilheiros Battlefield 4 e Call of Duty Black Ops 3, apenas para citar alguns exemplos.

No caso de PC, o destaque fica para os MMORPGs League of Legends, World of Warcraft, Entropia, entre outros. O FPS Counter-Strike também tem lugar cativo nessa lista. Além destes tipos de jogos, o PC também costuma receber a maior parte dos jogos multiplataformas dos consoles, além de outros que são “exclusivos”, como é o caso de Quantum Break, que é restrito a plataformas da Microsoft, e Street Figter 5, que nos consoles está apenas no PS4, mas também é disponível no PC.

O PC também é a casa de quem procura jogos independentes, que em geral tendem a ser mais experimentais e trazer novas ideias. É válido frisar que serviços como Steam e Nuuvem oferecem jogos por preços bem mais atrativos do que os de console.

 

Recursos

Entre os recursos, é preciso analisar qual a exigência do jogador. O videogame da Sony oferece o Remote Play, funcionalidade em que o usuário utiliza smartphones Xperia Z2 e Z3 como telas conectadas ao Dualshock 4.

O Share Play é outra característica interessante já que permite que outro jogador, de qualquer lugar do mundo, possa assistir ou jogar o seu jogo com o seu personagem (nesse caso, enquanto você o assiste) ou em modo cooperativo (nos jogos em que isso é possível) sem possuir o game. Tudo é feito pela internet. É preciso, no entanto, contar com conexões velozes para não travar

Já o produto da Microsoft traz como grandes destaques a retrocompatibilidade com jogos de Xbox 360 (originais apenas). Não estranhe, no entanto, se algum jogo não funcionar. A empresa norte-americana está permitindo aos poucos que os jogos possam rodar na nova plataforma. Desde o ano passado, mais de cem jogos já se tornaram compatíveis.

Uma das grandes críticas dos novos consoles é a pouca memória. No caso do XONE, isso é um problema complicado já que o HD é impossível de ser removido e trocado por um com maior capacidade de armazenamento, o que não é o caso do PS4. No entanto, o console norte-americano permite a gravação de jogos em um HD externo por USB 3.0. Assim, você pode levá-lo para onde quiser, e não precisa abrir o console para adicionar mais espaço.

O streaming para PC é outra novidade da Microsoft. Com o Windows 10, é possível jogar os jogos no monitor do computador ou do notebook sem precisar de cabos, apenas é necessário conectar ambos os dispositivos a mesma rede de internet e a mesma conta da Xbox Live.

Se formos analisar os recursos de computadores, as possibilidades são maiores já que as máquinas não foram feitas exclusivamente para reproduzirem jogos e a compatibilidade com softwares que garantem uma melhor jogatina é cada dia maior. O espaço para armazenamento, então, pode ser extremamente maior.

 

Hardware

Ambos os consoles contam com processador AMD Jaguar de 1.6 GHz e arquitetura x86 de 8 núcleos. Apesar disso, a GPU da Sony executa 1,84 TFLOPS conta 1,23 da concorrente. A memória RAM também é diferente, ambos têm 8 GB, mas o XONE trabalha com DDR3 enquanto o PS4 com DDR5.

O PS4 tem reconhecidamente mais capacidade de hardware e costuma rodar melhor os jogos multiplataforma. O Xbox One, no entanto, mesmo ligeiramente mais limitado faz bom uso de sua potência em seus jogos exclusivos, em alguns casos aproveitando o poder da computação em nuvem para liberar um pouco mais de capacidade, como no caso de Crackdown 3, que ainda está para sair.

Nesse caso, cada computador é diferente do outro e os recursos podem variar de acordo com as configurações do computador. Porém, é importante lembrar que jogadores que preferem essa plataforma podem escolher as configurações gráficas do jogo que melhor se adequam às especificações de sua máquina. O fato é que um PC caro tem muito mais capacidade gráfica do que qualquer outro console, mas ainda pode sofrer com otimização ruim pelas desenvolvedoras, como foi o caso recente de Batman: Arkham Knight.

 

Conclusão

É difícil dizer qual a melhor plataforma para gastar horas e horas apreciando a arte dos videogames. Se você busca recursos gráficos extremos e não quer pagar mais por jogos, um PC pode ser a melhor escolha. Se o seu desejo é uma verdadeira central multimídia e você é fã dos jogos da geração anterior, o Xbox One é pedida ideal. Se quer um console com força e com exclusivos mais empolgantes, sugerimos a compra do Playstation 4.

Vale também observar que o PS4 é disparado o console mais vendido desta geração. Apesar de os números em si não significarem muita coisa (você deve escolher aquele que você mais gosta), a maior parte da comunidade está na plataforma da Sony, o que faz com que você tenha mais companhia em games multiplayer, como é o caso de Star Wars Battlefront, lançado no ano passado.

 

Já decidiu? Compre agora o seu vídeo-game na Virtual Novidades!

 

Fonte: Olha Digital

Últimas

Botucatu: Obituário 27 de abril de 2024

27/04/2024

Anúncios Alício Moreira – 71 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 28/04/24 às 10h30 Velório Complexo...

Categorias