19 abril, 2024

Últimas:

Projeto voluntário “Estética e Oncologia” será realizado no dia 7, em Botucatu

Anúncios

Nesta segunda, 7, os pacientes do setor de oncologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) serão beneficiados com o projeto “Estética e Oncologia”. A esteticista Vanessa Mendes Monteiro (26), estará no setor de quimioterapia do HCFMB desenvolvendo o projeto. Este trabalho propõe aliviar o estresse e elevar a autoestima dos pacientes, proporcionando assim um ambiente hospitalar mais leve e acolhedor.

Vanessa, que é esteticista há sete anos, iniciou o projeto no HCFMB há alguns meses. A ideia surgiu quando começou a fazer massagens em um idoso com câncer: “Percebi que as dores dele diminuíram, que ele se sentia melhor após as sessões. A autoestima melhorou muito. Pensei em levar esta sensação de bem-estar aos outros pacientes”, diz.

Anúncios

As sessões serão realizadas enquanto o paciente recebe o tratamento de quimioterapia. “As reações são sempre as melhores. Eles abrem o sorriso, relaxam, desabafam. Muitos nunca receberam uma massagem”, afirma Vanessa.

Para ela, o trabalho voluntário é gratificante: “Me sinto realizada”. A esteticista contará com o apoio de mais quatro pessoas, além de algumas alunas do curso de Estética e Cosmetologia Avançada da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, para atender em média de 20 a 25 pacientes no dia.

Anúncios

Com uma equipe maior, ela acredita que conseguirá passar mais tempo ajudando cada paciente, que receberá sessões de massagem de conforto, hidratação da pele e maquiagem para as mulheres.

A realização deste projeto é apoiada pelo Hematologista Dr. Rafael Gaiolla e pela Supervisora Técnica da Seção de Quimioterapia do HCFMB, Vilma Pereira.

Vilma conta que a autoestima é um dos fatores que influem no sucesso do tratamento oncológico: “A iniciativa vem de encontro aos objetivos da equipe que trabalha diretamente no atendimento destes pacientes, agregando ações de humanização que os ajudam a suportar os momentos difíceis pelos quais estão passando”, diz.

Segundo Dr. Rafael Gaiolla, esses fatores são extremamente importantes no contexto de um tratamento tão complexo como a quimioterapia. “Ações que possam somar benefício ao paciente oncológico, independentemente de sua natureza, são sempre bem-vindas. Quando lançamos mão de estratégias que proporcionam bem-estar, entretenimento, e melhoram a autoestima dos pacientes a sua relação com o tratamento e o enfrentamento da situação mudam de forma muito positiva”, relata.

Gaiolla finaliza dizendo que os pacientes passam a ter um estímulo diferente, prazeroso, no contexto de uma situação desagradável que é o tratamento quimioterápico e todos os estigmas que ele carrega. “A condição emocional melhora e o enfrentamento da situação passa a ser menos doloroso. Dessa forma, a evolução do tratamento ocorre de forma mais favorável em todos os seus aspectos”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas

Advogados mineiros criam nova banca para atender empresas

Advogados mineiros criam nova banca para atender empresas

19/04/2024

Nascimento do novo escritório multidisciplinar MMF Advogados se dá com a meta de aprimorar padrões de...

Categorias