Professor de Botucatu publica livro sobre a história do Padre Antônio Vieira

O professor de Botucatu Thiago Groh divulgou terça-feira,24, a pré-venda do seu livro, “O Embaixador Oculto: Antônio Vieira e as Negociações entre Portugal e a República dos Países Baixos”, pela editora Prisma. “É com muita alegria que anuncio a publicação de minha dissertação de mestrado, defendida na UFF em 2011”, destacou o autor.

No livro o Embaixador Oculto, o professor de 34 anos, apresenta o papel da diplomacia brigantina de D. João IV na primeira década da Restauração Portuguesa em 1640, através da atuação diplomática do Padre Antônio Vieira nas negociações com os Países Baixos. Homem de grande confiança do rei, o religioso foi enviado em missão diplomática a Paris e Haia por duas vezes ao longo da década de 40 do século XVII.

A primeira em 1646 tem a duração de poucos meses e a segunda entre 1647-1648 chega a durar quase um ano. Portugal buscava a paz com os Países Baixos e o reconhecimento da Dinastia Brigantina. Era preciso recuperar o Nordeste e ao mesmo tempo legitimar D. João IV, para que Portugal concentrasse suas forças na luta contra os espanhóis.

Os exemplares do “O Embaixador Oculto: Antônio Vieira e as Negociações entre Portugal e a República dos Países Baixos” estão sendo vendidos através da loja virtual http://zip.net/bssrg3, com o preço na pré-venda de R$ 54,00.

oembaixadoroculto

Leia Notícias