26 abril, 2024

Últimas:

Preso pelo assassinato de Shinzo Abe tem 41 anos e estava desempregado

Anúncios

O homem acusado de assassinar o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi preso e identificado como Tetsuya Yamagami, desempregado de 41 anos. Segundo a polícia, Yamagami admitiu ter usado uma arma caseira no comício nesta sexta-feira.

Suspeito de assassinar ex-premier Shinzo Abe é preso enquanto tentava fugir (Foto: Reprodução)

Confira a seguir o que se sabe sobre o suspeito até o momento:

Anúncios

Quem é Yamagami?

Yamagami explicou à polícia que ele serviu na Marinha Japonesa, a Força Marítima de Autodefesa, por três anos a partir de 2002.

Ele trabalhou numa fábrica no oeste do Japão por cerca de um ano e meio, mas pediu demissão em maio de 2022, segundo relatos da mídia local.

Anúncios

— Sua atitude em relação ao trabalho nunca foi um problema. Estou surpreso — disse o ex-gerente da fábrica ao jornal Mainichi Shimbun.

Yamagami conversou com a polícia após o ataque de maneira “clara e precisa”, segundo autoridades.

Ex-colegas de ensino médio, entrevistados pela emissora pública NHK, comentaram que o suspeito era uma pessoa calma, mas não solitária. Era bom na prática de esportes e estudos acadêmicos.

Qual seria o motivo?

De acordo com a polícia japonesa, o suspeito afirmou que tinha “rancor de uma organização em particular” e disse que cometeu o crime porque acreditava que o ex-primeiro-ministro Abe teria “uma conexão com ela”.

O nome da organização mencionada por Yamagami não foi revelado pelas autoridades, mas a imprensa local afirma que seria um grupo religioso, citando fontes investigativas, sem nomes.

A NHK e o Mainichi Shimbun destacaram que a família de Yamagami enfrentou problemas após doações financeiras de sua mãe para a organização.

Yamagami originalmente planejava atacar o chefe do grupo, mas depois mudou o foco para Abe, que ele acreditava ter promovido a organização no Japão, de acordo com a Kyodo News, também citando fontes investigativas anônimas.

Como ocorreu o crime?

Yamagami disse que usou uma arma feita à mão para realizar o ataque, e imagens da cena mostraram uma arma básica, quadrada e de cano duplo coberta com fita preta resistente.

A suposta arma usada no crime (Foto: Reprodução)

A polícia revistou sua casa e apreendeu “vários itens feitos à mão, incluindo armas”. Suspeita-se que pelo menos uma das armas tenha sido fabricada há vários meses, disse a agência de notícias Jiji, acrescentando que Yamagami participou de exercícios de tiro com munição real na Marinha.

Autoridades disseram que Yamagami descobriu pela internet que Abe faria uma visita à cidade de Nara. Acredita-se que ele pegou um trem para a estação onde o ex-primeiro-ministro estava fazendo um discurso.

Em imagens dramáticas do tiroteio, Yamagami usa calça marrom e camisa cinza. Sua boca e nariz estão escondidos por uma máscara cirúrgica branca, e ele usa óculos de aros estreitos sob uma franja longa. Ele estava usando uma bolsa de ombro da qual aparentemente tirou a arma, antes de deixá-la cair no chão quando foi detido.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Decoração sensorial: Como decorar e adotar hábitos para um lar harmonioso?

26/04/2024

Anúncios A decoração sensorial é uma abordagem criativa e envolvente para projetar espaços que estimulam os...

Categorias