24 abril, 2024

Últimas:

Presidente turco faz visita simbólica a Santa Sofia após reconversão em mesquita

Anúncios

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, visitou neste domingo a antiga basílica de Santa Sofia, localizada em Istambul, a primeira desde a polêmica reconversão do museu em mesquita, na semana passada.

Erdogan observou os trabalhos de reconversão no interior do prédio, informou a presidência, que divulgou fotos de andaimes. A visita, inesperada, aconteceu dias antes da primeira oração muçulmana no local desde a sua reconversão em mesquita, prevista para a próxima sexta-feira.

Anúncios

Na semana passada, o mais alto tribunal administrativo da Turquia revogou uma decisão governamental de 1934 que conferia a Santa Sofia o status de museu. Quando a decisão se tornou pública, Erdogan anunciou a reconversão do prédio em mesquita.

Segundo a Autoridade de Assuntos Religiosos (Diyanet), 500 pessoas participarão da oração coletiva de sexta-feira. Os ícones cristãos que adornam o interior da antiga basílica bizantina ficarão cobertos durante as orações, explicou o porta-voz de Erdogan, Ibrahim Kalin.

Anúncios

“Não haverá sistema de iluminação. Estamos trabalhando em um sistema de cortinas (…) Nosso objetivo é evitar danificar as pinturas, os ícones ou a arquitetura histórica do edifício”, declarou Kalin.

Impressionante obra arquitetônica construída no século VI, a Santa Sofia é patrimônio da Humanidade declarada pela Unesco e uma das maiores atrações turísticas de Istambul.

Convertida em mesquita após a tomada de Constantinopla (nome histórico de Istambul) pelo otomanos em 1453, a Santa Sofia foi transformada em museu em 1934 pelo líder da jovem República turca, Mustafá Kemal, que queria “oferecê-la à humanidade”.

A decisão de restituir a basílica ao culto muçulmano gerou críticas no exterior, principalmente na Grécia, país que acompanha de perto o destino do patrimônio bizantino na Turquia. O Papa Francisco se manifestou “muito aflito” com a reconversão.

Fonte: Yahoo!

Últimas

AMGTA divulga pesquisa sobre sustentabilidade de matéria-prima aditiva de arame e pó

24/04/2024

A pesquisa indica que, da perspectiva energética, hélio é o método de atomização de gás mais...

Categorias