20 abril, 2024

Últimas:

Presidente da Turquia volta a atacar Macron: ‘Que a França se livre dele o mais rápido possível’

Anúncios

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou nesta na sexta-feira (4) desejar que a França “se livrasse do problema Emmanuel Macron” o mais rápido possível, quem ele considera um “fardo para seu país”.

“Macron é um fardo para a França. Macron e a França estão passando por um período muito perigoso agora. Minha esperança é que a França se livre do problema Macron o mais rápido possível”, disse Recep Tayyip Erdogan a repórteres após as orações muçulmanas desta sexta-feira.

Anúncios

O presidente turco multiplicou os ataques contra o seu homólogo francês nos últimos meses, num contexto de profundas divergências entre Paris e Ancara em muitas questões — os conflitos na Líbia e Nagorno-Karabakh, as disputas territoriais no Mediterrâneo oriental ou mesmo o Islã na França.

Em relação a Nagorno-Karabakh, onde o Azerbaijão, apoiado por Ancara, conseguiu reconquistar territórios habitados por armênios em novembro, após seis semanas de conflito, a Turquia acusa a França, que co-preside o grupo de Minsk, responsável pela mediação, de não ser objetiva.

Anúncios

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, usa máscara durante discurso em 3 de novembro — Foto: Adem Altan/AFP
Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, usa máscara durante discurso em 3 de novembro (Foto: Reprodução)
Presidente francês Emmanuel Macron em seu escritório no Palácio do Eliseu, em Paris, em 10 de novembro — Foto: Reprodução/Twitter/Emmanuel Macron
Presidente francês Emmanuel Macron em seu escritório no Palácio do Eliseu, em Paris (Foto: Reprodução)

Recep Tayyip Erdogan disse nesta sexta-feira que a França, que abriga uma grande comunidade armênia, não poderia mais reivindicar o status de mediador devido ao seu apoio à Armênia.

O presidente turco também criticou fortemente a adoção na semana passada pelo Senado francês de uma resolução para o reconhecimento de uma república de Nagorno-Karabakh, após a derrota militar dos separatistas apoiados pela Armênia.

“[O presidente do Azerbaijão] Ilham Aliev deu conselhos aos franceses. O que ele disse? Se eles amam tanto os armênios, então deveriam dar Marselha aos armênios. Eu faço a mesma recomendação. Se eles gostam tanto deles, deveriam dar Marselha [sul da França] aos armênios”, disse Recep Tayyip Erdogan.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias