26 abril, 2024

Últimas:

Prefeitura inicia transferência de capivaras para área cercada no Lago Municipal de Ipaussu

Anúncios

A prefeitura de Ipaussu (SP) está realocando as capivaras que ficam no Lago Municipal da cidade e pretende realizar o deslocamento sem que os animais fiquem estressados.

A estratégia utilizada é atrair as capivaras com cana-de-açúcar que é deixada em uma passagem adaptada na área verde anexa à Fundação Assistencial do Município de Assis (SP), que foi cercada. Dessa forma, ao irem buscando o alimento espalhado por esse caminho, os animais chegam até a área destinada à eles, próxima ao lago.

Anúncios

Para evitar que o barulho dos veículos acabe atrapalhando o movimento natural das capivaras, a rua João dos Santos que fica ao lado do lago está parcialmente interditada. A circulação de pessoas também é permitida apenas na pista de caminhada, que é uma área cimentada.

Isso porque, o gramado continua interditado desde o ano passado, após a morte de duas crianças de 8 e 10 anos por febre maculosa, pois mesmo com a retirada das capivaras do local, ainda há risco de transmissão da febre maculosa pelo carrapato estrela.

Anúncios

A preocupação com a quantidade de capivaras no lago, começou após a quantidade de animais que surgiram no local. Depois da morte das crianças com suspeita de febre maculosa, a Unesp realizou um estudo e comprovou que os animais estavam com a bactéria que causa a doença, que é transmitida pela picada do carrapato estrela. A capivara é hospedeira desse carrapato.

Os moradores fizeram até mesmo um protesto contra a permanência dos animais no lago da cidade e a prefeitura busca formas alternativas de remanejar as capivaras, desde janeiro do ano passado.

Segundo a administração municipal, a ação teve uma boa avaliação até o momento, já que das 80 capivaras presentes no lago, 30 já estão cercadas.

Após realizar o cercamento de todos os animais, a prefeitura informou ainda que vai tentar realizar o controle populacional para evitar que mais capivaras surjam no Lago Municipal.

Lago municipal de Ipaussu tem muitas capivaras, animais que colaboram para a proliferação da doença — Foto: Reprodução/TV TEM
Lago municipal de Ipaussu tem muitas capivaras, animais que colaboram para a proliferação da doença (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1

Últimas

Goiânia Kino Mostra abre inscrições para ações de formação e concurso de roteiro

Goiânia Kino Mostra abre inscrições para ações de formação e concurso de roteiro

26/04/2024

As atividades de formação, que serão gratuitas e com vagas limitadas, acontecerão durante a programação do...

Categorias