28 março, 2024

Últimas:

Prefeitura faz vistorias na Pedreira do Bongue para avaliar riscos de deslizamento em Piracicaba

Anúncios

Prefeitura de Piracicaba (SP) realizou uma vistoria na região da Pedreira do Bongue para avaliar riscos de deslizamentos. A ação aconteceu após moradores ficarem preocupados em passar pelo local após as chuvas que atingem a região.

A Pedreira do Bongue é um ponto bem conhecido em Piracicaba, principalmente pelo paredão, que chama a atenção pela beleza. Mas principalmente no período chuvoso, moradores têm ficado preocupados com os riscos de desabamento no local.

Anúncios

A preocupação de quem passa ou trabalha na região da Avenida Jaime Pereira, mais conhecida como Estrada do Bongue, é porque a pedreira fica bem ao lado da via. O local é um dos pontos mais movimentados da cidade, já que liga vários bairros da cidade.

Pedreira do Bongue em Piracicaba passa por vistoria — Foto: Reprodução/EPTV
Pedreira do Bongue em Piracicaba passa por vistoria (Foto: Reprodução/EPTV)

Alguns acidentes por causa de rochas que se soltaram já foram registrados no local, um deles em 2015, quando uma rocha deslizou e atingiu um carro que passava pela avenida, na altura do bairro Jupiá. Três pessoas que estavam em um carro tiveram ferimentos leves.

Anúncios

No ano seguinte, uma rocha de aproximadamente três toneladas caiu de uma altura de três metros no trecho. Com o impacto, pedaços ficaram espalhados pela avenida, que precisou ser interditada.

Vistoria para evitar acidentes

De acordo com o engenheiro da prefeitura, Luciano Selencio, equipes das secretarias municipais de Obras (Semob) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), junto com a Defesa Civil realizaram nesse mês uma vistoria na região da Pedreira do Bongue.

“Essa pedreira tem uma degradação natural, ou seja, as pequenas rochas se desprendem ao longo do tempo. Nós não temos aqui grandes rochas, por conta da formação dela, que são em sedimentos, e esses sedimentos se desagregam. A prefeitura já fez um trabalho de proteção, porque o intuito maior é não deixar isso vir a avenida.”

Parte da pedreira do Bongue em Piracicaba desabou em 2015 — Foto: Thainara Cabral/G1/Arquivo
Parte da pedreira do Bongue em Piracicaba desabou em 2015 (Foto: Thainara Cabral/G1/Arquivo)

Segundo ele, foram colocadas ao longo da pedreira proteções metálicas. Além disso, a vegetação típica do local ajuda a conter esses pequenos desprendimentos.

Ainda segundo a prefeitura, outras ações estão sendo feitas nesse período em que as chuvas são mais frequentes.

“Nós temos as contenções de águas pluviais bem no final da rua, porque ela pega toda a vazão [de água] e não permite que toda essa água desça na pedreira. Tudo isso é desviado para o lado esquerdo, onde nós temos um fundo de vale, que já não é mais a pedreira propriamente dita, e com isso a gente não correr isco nenhum dessa água percolar no solo e causar algum dano às rochas”, completa.

Para muitos moradores, manutenção e vistoria são fundamentais para evitar surpresas desagradáveis. “O meio ambiente tem que ter alguns cuidados sim, porque senão vai acontecer o que aconteceu em Minas”, comenta a professora, Ana Lúcia Murer.

Fonte: G1

Últimas

Solução IP Bluetooth Low Energy completa da VeriSilicon é totalmente compatível com especificação LE Audio

28/03/2024

Permite transmissão digital de áudio com maior qualidade em diversos aplicativos com menor consumo de energia...

Categorias