24 abril, 2024

Últimas:

Prefeitura de Botucatu zera demanda de vagas na região do Lavapés com ampliação da creche

Anúncios

Com a inauguração das novas instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) “Prof ª Luíza de Campos Avellar Pires” e da creche “Dona Chafia Tanous Cury”, realizada na tarde da última quinta-feira (10), a Prefeitura de Botucatu zera o número de procura de vagas na região do bairro do Lavapés.
 
O evento contou com a presença do prefeito João Cury Neto; vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior; vereadores Ednei Lazaro da Costa Carreira e Lelo Pagani; secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira; diretora da unidade; Maria Elvira Gurgel de Antoni; coordenadora pedagógica, Verusca Gonçalves Antunes e as famílias dos homenageados que dão nome a entidade,  representados por Jamila Cury Dorini e Clóvis de Avellar Pires.
 
“Com as novas instalações aumentamos mais 50 vagas nesta creche e com isso conseguimos em mais uma escola de Botucatu zerar o número de procura de novos alunos”, informa a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira.
 
Mais 600 novas vagas 
Com o objetivo de continuar zerando o número de pedidos de vagas nas creches de Botucatu, o prefeito João Cury Neto anunciou a criação de mais 600 vagas até o final de seu mandato com inauguração de novas unidades de Educação Infantil.
 
“Nosso sonho até o final do nosso mandato é zerar o déficit de vagas em Botucatu.
Vaga em creche é um direito da criança e o poder público tem que trabalhar para isso. Toda criança tem que ter a oportunidade de estudar em um espaço adequado, com profissionais competentes e isso a Prefeitura agora vem oferecendo em Botucatu. Quando entramos no governo mais de mil crianças estavam fora das creches e tivemos que normalizar essa situação com a criação de novas unidades e também a ampliação e reforma das que já existiam”, salienta.
 
Na oportunidade, o prefeito também se comprometeu a tornar a Creche do Lavapés uma unidade escolar de período integral. “A pedido dos pais dos alunos desta creche vamos buscar tornar este sonho realizado em, no máximo, seis meses. Já que as crianças a partir de cinco anos ficam hoje apenas meio período hoje na escola”, destaca Cury.
 
Espaço mais amplo e adequado
Fundada em abril de 1987 como Casa da Criança do Bairro Lavapés, a antiga creche passou por ampliação e a partir de 1991 passou a ser denominada CEI (Centro de Educação Infantil), permitindo que além de crianças de 0 a 3 anos, a unidade também passasse a atender a Educação Infantil com classes de Etapas I e II, ou seja, na faixa de idade entre 4 e 6 anos.
 
Desde então, a escola nunca passou por uma grande reforma e a ação do tempo contribuiu para um processo de degradação da estrutura e das condições gerais do prédio, dificultando o trabalho dos funcionários e causando desconforto às crianças atendidas. Em razão disso, a Secretaria Municipal de Educação decidiu priorizar a execução de obras no local. No final de 2014, por meio de processo licitatório, foi contratada a empresa Meneguim Engenharia Ltda. para realização dos serviços. As atividades tiveram que ser temporariamente transferidas para um imóvel alugado.
 
Com recursos do tesouro municipal foram investidos R$ 608.411,81 nas obras de reforma e ampliação que incluíram: reforço da estrutura do alicerce (escola e creche); troca do telhado (Creche); construção de um berçário novo; reforma dos banheiros, agora adaptados para o tamanho das crianças (vasos sanitários e pias); bebedouros; cozinha ampliada com despensa para alimentos e utensílios; construção de setor administrativo (secretaria, sala de direção e coordenação, sala de professores, banheiros para funcionários (um deles adaptado para pessoas com deficiência); cobertura desde a entrada, interligando os prédios da creche e da escola; reforma do parque e construção de um tanque de areia; construção de uma pista para velotrol (bicicletinhas) e troca dos brinquedos da área externa; instalação de forro no pátio. 
 
Também houve a necessidade de executar a troca das redes hidráulica e elétrica, restauração do piso de madeira das salas; pintura interna e externa em toda a escola, colocação de grama; alambrado entre a casa do caseiro e a escola; poda e retirada de árvores de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente.
 
Para a diretora da unidade, Maria Elvira Gurgel de Antoni, a reforma trouxe mais conforto e qualidade para todos. “Agora nossas crianças contam com um espaço moderno e ampliado. Esta reforma era muito esperada por todos nós, entre pais, alunos, familiares e o quadro de funcionários. Ela possibilitará atender nossas crianças de forma ainda melhor. Esta creche existe há quase 30 anos e nunca recebeu uma reforma completa como esta. Agora ela conta com espaços lúdicos, salas adequadas, pátios fechados para os refeitórios e área específica para a parte administrativa”, enfatiza.
 
Emoção das familias homenageadas 
Durante o evento a emoção tomou conta dos familiares de Luíza de Campos Avellar Pires e Dona Chafia Tanous Cury, que dão nome a unidade escolar.
 
“Esta unidade escolar conhecida como Creche do Lavapés carrega o nome de duas importantes figuras, a professora Luíza de Campos Avellar Pires e minha avó Dona Chafia Tanous Cury. São senhoras que hoje teriam mais de cem anos e que estavam à frente de seu tempo. Duas educadoras que formaram pessoas para o mundo”, menciona o prefeito João Cury.
 
Jamila Cury Dorini, filha de Dona Chafia, agradeceu a homenagem em nome de seus familiares. “É emoção muito grande. Ttodos nós ficamos comovidos. Agradecemos pelo o nome da nossa mãe estar aqui nessa creche. Ela foi uma mulher grandiosa, educadora e cristã”, relata.
 
O senhor Clóvis de Avellar Pires, filho de Luiza, também agradeceu a homenagem. “Isso é indescritível, mexe no fundo do coração da gente e volta na nossa mente tudo que nós passamos ao lado dela. Ela foi uma educadora sensacional, dominava com o olhar e gostava muito de contar histórias”, relembra.
 
Serviço
Centro de Educação Infantil (CEI) “Prof ª Luíza de Campos Avellar Pires” 
e Creche “Dona Chafia Tanous Cury”
Rua Antonio Bernardo s/nº – Lavapés
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

 

Anúncios

Últimas

KnowBe4 Adquire Egress

24/04/2024

A adição da solução de segurança de e-mails em nuvem da Egress para o abrangente conjunto...

Categorias