Anúncios
A Prefeitura de Botucatu inaugura no dia 27 deste mês, às 10 horas, a Central de Esterilização de Materiais da Secretaria Municipal da Saúde, instalada no Espaço Saúde – Profª. Cecília Magaldi. Trata-se de uma unidade de apoio técnico que assegura o controle, preparo e esterilização de artigos odontológicos, médico e hospitalares.
Neste local os materiais das unidades básicas de saúde são recepcionados, passam por processo de limpeza, desinfecção, inspeção, acondicionamento e esterilização conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com a Central de Esterilização, todo o processamento de materiais da Secretaria de Saúde de Botucatu torna-se sistematizado, documentado e validado em todas as etapas de processo. Os controles e registros definem a qualidade do serviço de acordo com os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) elaborados pela equipe e coordenação do serviço.
O espaço possui três salas de processamento de materiais, além de outras dependências. Conta com enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e auxiliar de consultório odontológico que atuam no processo de trabalho. Atualmente são encaminhados para a Central de Esterilização, materiais odontológicos e de enfermagem das seguintes unidades de saúde: UBS Cohab I, USF Aeroporto, USF Iolanda, USF Jd. Peabiru, USF Real Park, USF Santa Maria, USF Cohab IV, Espaço Saúde e SAMU.
“Com o grande aumento de volume de pacientes e, consequentemente, o aumento da complexidade das situações clínicas, as medidas de prevenção de complicações e infecções é um importante diferencial de qualidade. Estabelecer requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a Saúde são de extrema importância para a segurança dos pacientes, dos profissionais de saúde e da própria instituição”, argumenta o secretário municipal da Saúde, Dr. Claudio Lucas Miranda.
Serviço
Central de Esterilização
Espaço Saúde – “Profª Cecília Magaldi”
Avenida Santana – cruzamento com a Rua Silva Jardim
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu