20 abril, 2024

Últimas:

Práticas de relaxamento são aliadas contra o estresse

Anúncios

Em tempos de isolamento social, é comum que as pessoas busquem alternativas práticas para manter a rotina e, ao mesmo tempo, aliviar a tensão cotidiana. A boa notícia é que hoje existem diversas técnicas para controlar o estresse e assegurar o bem-estar, como aromaterapia, meditação, autoaplicação de reiki, entre outras. Os métodos, aliados a atividades físicas, hidratação e uma dieta adequada, podem fazer a diferença no dia a dia e na manutenção da saúde.

Segundo Guilherme Augusto Ferraz, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Botucatu, essas práticas ajudam a regular as necessidades básicas, que muitas vezes ficam desamparadas em períodos de vulnerabilidade e tensão, como o atual. “A preocupação excessiva, privação do sono e uma dieta inadequada, por exemplo, interferem em aspectos da rotina, incluindo a vida profissional. Na prática: se não dormir direito, não conseguirá ser tão produtivo no trabalho, o que pode impactar no desempenho, além de trazer alterações de humor”, explica.

Anúncios

O docente acrescenta que é fundamental buscar o equilíbrio entre o momento em questão (no caso, com a pandemia) e os afazeres profissionais e pessoais. Uma dica simples é usar gotinhas de óleo essencial de lavanda num difusor ao encerrar o trabalho ou antes de dormir, assim como meditar diariamente. “Hoje, encontramos facilmente meditações guiadas em canais on-line capazes de nos conduzir a esse momento de reflexão. Outra orientação é refletir sobre o seu dia e agradecer por ele, como uma forma de encerrá-lo ‘oficialmente’, afastando pensamentos do passado e aproveitando o presente.”

Guilherme também sugere aprofundar o conhecimento em opções capazes de garantir a melhora da qualidade de vida e do bem-estar, como automassagem, reiki, aromaterapia, acupuntura e ayurveda. Algumas dessas técnicas, inclusive, integram as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que são reconhecidas pelo Ministério da Saúde e disponibilizadas pelo SUS em paralelo ao acompanhamento médico. “As PICs proporcionam o equilíbrio e a harmonia do corpo, mente e espírito, sendo aliadas no tratamento de doenças”, diz o docente do Senac.

Anúncios

Os métodos de relaxamento promovidos pelas Práticas Integrativas e Complementares levam ainda muitas pessoas a apostarem profissionalmente no segmento. E para quem deseja se aprofundar na área de saúde e bem-estar, o Senac Botucatu oferece os cursos de Reiki, Aromaterapia e Reflexologia, que estão disponíveis na plataforma Senac Online – ao vivo.

Para mais informações, acesse o Portal: www.sp.senac.br/cursos-livres-senac-online-ao-vivo e se inscreva. Todas as aulas são acessíveis remotamente.

Com Assessoria

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias