Polícia resgata lobo-guará que teve pata decepada por armadilha de caçador no interior de SP

A Polícia Militar Ambiental resgatou um lobo-guará que teve uma das patas decepada por uma armadinha de caçadores na zona rural de Itapeva (SP).

Lobo-guará teve pata decepada por armadilha de caçador em Itapeva (Foto: PM Ambiental/Divulgação)

De acordo com a PM, funcionários de uma fazenda avisaram a equipe sobre o animal ferido e os policiais foram até o bairro da Caputera nesta quarta-feira (17).

A polícia informou que, ao chegar no local, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) se escondeu dentro de um silo de armazenagem de grão.

Lobo-guará ficou preso em armadilha conhecida como "laço" em Itapeva — Foto: PM Ambiental/Divulgação
Lobo-guará ficou preso em armadilha conhecida como “laço” em Itapeva (Foto: PM Ambiental/Divulgação)

Apesar disso, os policiais conseguiram resgatar o animal e perceberam que ele estava com um material feito de cabo de aço preso em uma das patas. Segundo a PM, a armadilha conhecida como “laço” acabou decepando a pata traseira esquerda do lobo.

O animal foi levado para uma clínica veterinária, onde foi anestesiado para passar por uma cirurgia para amputar o membro. A polícia informou que o lobo-guará não corre riscos, mas disse que o retorno dele ao habitat vai ficar comprometido.

De acordo com a Polícia Ambiental, depois da cirurgia, o lobo vai ficar em quarentena até que seja encaminhado a algum órgão oficial para acompanhamento e reabilitação.

Lobo-guará foi levado para clínica veterinária em Itapeva — Foto: PM Ambiental/Divulgação
Lobo-guará foi levado para clínica veterinária em Itapeva (Foto: PM Ambiental/Divulgação)

Fonte: G1 – Foto: PM Ambiental/Divulgação

Scroll Up