29 março, 2024

Últimas:

Polícia investiga duas mortes por acidente de trabalho em 24 horas em Iaras

Anúncios

A Polícia Civil está investigando duas mortes registradas em um período de 24 horas em Iaras (SP) pela mesma causa: acidente de trabalho. Os dois casos ocorreram em empresas distintas ligadas à área agrícola.

Na primeira, registrada na terça-feira (22), um rapaz de 24 anos foi soterrado por grãos de sorgo após entrar em um barracão com acesso restrito.

Anúncios

Jovem morre soterrado por grãos de sorgo em Iaras — Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução/Facebook
Jovem morre soterrado por grãos de sorgo em Iaras (Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução/Facebook)

Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo de Mateus Alves foi localizado cinco metros abaixo do sorgo e levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Avaré (SP). O caso foi registrado como morte suspeita.

Na outra morte, ocorrida na quarta-feira (23), um homem de 33 anos foi atropelado por uma máquina agrícola durante a colheita de laranja.

Anúncios

Adilson Costa Paiva trabalhava em uma empresa de sucos quando entrou na frente da máquina que colhia laranjas e foi atingido. O caso foi registrado como homicídio culposo, sem intenção de morte.

A polícia, que apura se houve negligência ou falta de segurança para os trabalhadores, aguarda os laudos técnicos dos acidentes. Testemunhas devem ser ouvidas nos próximos dias.

Funcionário morre atropelado por máquina em empresa de Iaras — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Funcionário morre atropelado por máquina em empresa de Iaras (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A empresa responsáveis pelos grãos de sorgo, onde Mateus trabalhava, informou que está tomando as medidas cabíveis.

Já a empresa onde Adilson era contratado, que presta serviços para a fábrica de sucos, disse que o acidente foi uma fatalidade, apesar de todas as normas de segurança terem sido seguidas. Informou ainda que a empresa presta apoio à família e lamenta a perda do colaborador.

Acidentes de trabalho na região

Jovem de 21 anos morreu após cair em poço de elevador de silo em Itapeva (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
Jovem de 21 anos morreu após cair em poço de elevador de silo em Itapeva (SP) (Foto: Reprodução/TV TEM)

No início do ano um jovem morreu após cair dentro de um poço de um elevador de um silo, em Itapeva (SP). O silo ficava em uma empresa de armazenagem e transporte de cereais no bairro da Caputera, onde o jovem Leandro Santos Brito, de 21 anos, morreu no dia 13 de janeiro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Leandro estava limpando o local quando caiu e a suspeita é de que o funcionário tenha sofrido um mal súbito.

Já em julho deste ano, um outro homem morreu enquanto trabalhava em obras de melhorias na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Piraju (SP).

O Corpo de Bombeiros foi acionado depois que Sérgio Padona foi atropelado acidentalmente por um rolo compactador usado para alisar o asfalto, próximo ao bairro Enseada.

No mesmo mês, uma funcionária de um frigorífico de aves em Avaré (SP) ficou ferida após prender a mão dentro de uma máquina de moer carnes.

Os bombeiros também foram acionados para fazer o resgate na empresa localizada na Rodovia Salim Antonio Curiati (SP-245), entre os municípios de Avaré e Cerqueira César (SP), no dia 23.

As máquinas foram estabilizadas com apoio de outros funcionários da manutenção do local e socorreram a mulher, que foi levada à Santa Casa e liberada.

Segundo o engenheiro técnico de segurança do trabalho Cleber Tambellini, o EPI deve ser fornecido por um técnico que entenda os riscos que o trabalhador corre. Além disso, ele explica sobre a importância de orientar os funcionários sobre o uso correto de cada equipamento de segurança.

“Não adianta fornecer os equipamentos sem oferecer orientação ao trabalhador, então é muito importante realizar treinamentos de todos os trabalhadores para que eles saibam a maneira correta de usar, higienizar e conservar cada EPI”, explica.

“Tudo está previsto nas normas regulamentadoras que têm força de lei e por isso é preciso que empresário e funcionário trabalhem juntos e se conscientizem da importância da segurança no trabalho”, finaliza.

Funcionária fica ferida depois de prender acidentalmente mão em máquina de cortar carne em frigorífico — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Funcionária fica ferida depois de prender acidentalmente mão em máquina de cortar carne em frigorífico (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias