22 de outubro, 2024

Últimas:

Polícia Federal destrói 302 balsas do garimpo ilegal no Rio Madeira, no Amazonas

Anúncios

A Polícia Federal inutilizou, ao longo desta semana, 302 balsas que atuavam no garimpo ilegal de ouro no Rio Madeira (AM). Devido ao grande número de balsas destruídas, trechos do rio ficaram cobertos por fogo e fumaça.

A Operação Draga Zero, como foi chamada pela PF, começou na segunda-feira e foi encerrada neste sábado. s policiais federais, com o apoio do Ibama, percorreram 1500 km do Rio Madeira, passando pelos municípios amazonenses de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré.

Anúncios

Balsa de garimpo destruída por operação da Polícia Federal (Foto: Divulgação)

O garimpo ilegal na região causa danos ao meio ambiente e à saúde dos povos locais, com a contaminação do rio por mercúrio e cianeto. Segundo a PF, a operação garimpeira também interfere na cultura e costumes dos povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos.

O combate ao garimpo ilegal na região amazônica é uma promessa do governo Lula, que criou, logo no início do mandato, na estrutura da PF, uma diretoria específica de Amazônia e Meio Ambiente. Anunciada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, a nova diretoria promete dar resposta aos crimes ambientais na região, além de combater o narcotráfico e a criminalidade de uma forma geral.

Anúncios

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Categorias