29 março, 2024

Últimas:

PM mata namorada com tiro durante sequestro em universidade no RJ

Anúncios

Um policial militar assassinou a namorada com um tiro na boca, nesta sexta-feira (27), após mantê-la refém dentro de um carro, no estacionamento do campus do Centro Universitário de Valença, no Sul do Rio de Janeiro. O sequestro durou cerca de duas horas e meia.

O cabo Janitom Celso Rosa Amorim, de 39 anos, foi imobilizado por policiais logo após o disparo. Ele foi algemado e levado em um carro da polícia para a delegacia da cidade. O PM fazia parte do no 37º Batalhão, em Resende, e atuava em Itatiaia.

Anúncios

Por ser policial militar, ele será transferido ainda nesta sexta-feira para o Batalhão Especial da corporação, que fica em Benfica, no Rio de Janeiro.

A vítima é Mayara Pereira de Oliveira Fernandes, de 31 anos, aluna de um curso de pós-graduação da área de odontologia na instituição.

Anúncios

Ela foi socorrida pelo Samu e levada ainda com vida para o Hospital Escola da cidade. Segundo os bombeiros, que ajudaram no resgate, a jovem teve quatro paradas cardíacas no hospital. Mayara morava em Volta Redonda e trabalhou há alguns anos em um consultório de odontologia em Resende. Ela deixa um filho de cinco anos, fruto de outro relacionamento.

Mayara tinha 31 anos e era estudante de pós-graduação — Foto: Reprodução/Redes sociais
Mayara tinha 31 anos e era estudante de pós-graduação (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O sequestro começou por volta das 10h30. Segundo a universidade, equipes de segurança viram os dois discutindo dentro do carro e, ao notar que o homem estava armado, chamaram a polícia. A tentativa de negociação contou com policiais civis e militares.

“A vítima estava dentro do carro, o carro com a porta do motorista aberta e o autor com a arma em punho conversando com os oficiais. Ele conversava, entrava no carro e saia e, nós, aguardando a chegada dos negociadores”, disse Carlos Cesar Santos, delegado titular da Polícia Civil de Valença.

Uma equipe da Unidade de Intervenção Tática (UIT) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegou ao local de helicóptero para ajudar no trabalho.

“Teve um momento em que um helicóptero sobrevoou a faculdade e imaginamos que seriam os negociadores do Bope. Mas, de repente, ele abriu a porta do carro, desferindo um tiro contra a vítima. Não teve reação, nem nada. Simplesmente, ele botou a arma sobre o carro e aceitou a rendição”, descreveu o delegado.

Momento em que o homem é imobilizado logo após atirar contra a namorada — Foto: Reprodução/TV Rio Sul
Momento em que o homem é imobilizado logo após atirar contra a namorada (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que os policiais seguiram os protocolos das ocorrências com refém. Disse ainda que o assassino responderá pelo crime nas esferas civil e militar, que repudia “com veemência” a atitude do policial e se solidariza com a família da vítima.

O caso será conduzido pela 91ª delegacia de Polícia Civil de Valença e pela 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (Barra do Piraí).

Neste início das investigações, a polícia apreendeu a arma usada no crime e recolheu os celulares da vítima e do policial. Os investigadores vão procurar por trocas de mensagens que possam ajudar a esclarecer a motivação do assassinato.

Universidade lamenta sequestro e desfecho

Durante o sequestro, os alunos e os colaboradores da universidade foram orientados a não saírem das salas de aulas e dos setores de trabalho. Após o desfecho, as dependências foram esvaziadas e as atividades no campus foram suspensas até a próxima segunda-feira (30).

“Um acontecimento inesperado em uma cidade tão tranquila quanto Valença, mas que infelizmente reflete um cenário nacional de violência contra a mulher. Vivenciar essa situação é revoltante e extremamente entristecedor. Nos sentimos impotentes ao testemunhar, mesmo com ação imediata da polícia no local, um desfecho trágico”, informou a universidade, em nota oficial.

“Estamos todos muito abalados e unidos em pensamento pela família da Mayara. Seguimos colaborando com autoridades no desdobramento da situação e à disposição da família para suporte nesse momento de dor”, finalizou.

Mulheres protestam em frente à delegacia

No início da noite, um grupo de cinco mulheres fez um protesto em frente à delegacia de Valença. As manifestantes seguravam cartazes com mensagens de indignação pelo assassinato de Mayara. Os cartazes traziam apelos como “mais segurança para as mulheres”, “parem de nos matar”, “chega de feminicídio” e “Luto por Mayara”.

Mulheres fazem protesto em frente à delegacia de Valença — Foto: Giovani Rossini/TV Rio Sul
Mulheres fazem protesto em frente à delegacia de Valença (Foto: Giovani Rossini/TV Rio Sul)
Ambulância socorre jovem baleada durante sequestro em Valença — Foto: Arquivo pessoal
Ambulância socorre jovem baleada durante sequestro em Valença (Foto: Arquivo pessoal)
Momento em que o policial fazia a jovem refém — Foto: Reprodução/Redes sociais
Momento em que o policial fazia a jovem refém (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Movimentação em torno do carro onde policial militar fez namorada refém — Foto: Rianne Netto/TV Rio Sul
Movimentação em torno do carro onde policial militar fez namorada refém (Foto: Rianne Netto/TV Rio Sul)
Policiais em negociação com homem que fazia jovem refém dentro de carro em Valença — Foto: Arquivo pessoal
Policiais em negociação com homem que fazia jovem refém dentro de carro em Valença (Foto: Arquivo pessoal)

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias