20 de novembro, 2024

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Philips anuncia recall de aparelhos de sono e respiração

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A Philips vai recolher os aparelhos de sono e respiração comercializados no mundo inteiro, inclusive no Brasil, e fabricados até o dia 26 de abril deste ano.

A empresa identificou que a espuma de redução de som utilizada nas máquinas de pressão positiva contínua nas vias aéreas e de pressão positiva de duplo nível nas vias aéreas (respectivamente CPAP e BiPAP, nas siglas em inglês) e em ventiladores mecânicos pode sofrer degradação em partículas ou liberar certos produtos químicos.

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Se aspirados ou inalados pelo usuário quando da utilização dos aparelhos, os produtos químicos causam irritações (pele, olhos, nariz, trato respiratório), inflamações, dor de cabeça, tontura, asma, efeitos adversos a outros órgãos (como rins e fígado), hipersensibilidade, náusea, vômito e efeitos tóxicos e carcinogênicos.

Aos pacientes que usam dispositivos de ventilação mecânica para suporte à vida, a Philips recomenda que não interrompam e nem alterem a terapia prescrita antes de falar com seu médico. As opções alternativas de ventiladores podem não existir ou serem limitadas, havendo casos ainda em que a interrupção da terapia seja inaceitável.

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“Nessas situações e a critério da equipe clínica de tratamento, o benefício do uso contínuo desses dispositivos de ventilação poderá superar os riscos”, diz a empresa em seu site.

Caso o médico determinar a continuidade do uso do dispositivo, é recomendável a utilização de um filtro de barreira bacteriológico no circuito.

Já os pacientes que utilizam dispositivos BiPAP e CPAP devem interromper o uso e consultar o médico para verificar as opções mais adequadas para a continuidade do tratamento.

A relação de aparelhos afetados pelo recall está no site da Philips.

Quem fizer uso de algum produto citado no recall deve ligar para o SAC 0800 707 6767, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h. A ligação é gratuita.

Outra opção é clicar no link “o que você precisa fazer” no site da empresa para iniciar o cadastramento para o reembolso ou reparo no produto mediante a inclusão de filtro de barreira até que a troca da espuma esteja disponível no Brasil.

Distribuidores Philips, instituições médicas, médicos e outros profissionais de saúde devem utilizar os mesmos canais.

Fonte: Notícias ao Minuto

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