19 abril, 2024

Últimas:

Petrobras reajusta gás de botijão em 6,7%; preço será revisado todo mês

Anúncios

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (7) uma nova política de preços para o gás de botijão, que passará a ser reajustado mensalmente. Este mês, os preços serão aumentados em 6,7%.

O reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos e passa a vigorar nesta quinta (8). Segundo a estatal, se o repasse ao consumidor for integral, o aumento no preço final será de 2,2%, ou R$ 1,25 por botijão.

Anúncios

O último reajuste promovido pela estatal no preço deste combustível foi realizado no dia 21 de março, quando o valor cobrado nas refinarias subiu 9,8%.

A nova política de preços para o gás de cozinha institui uma fórmula que considera as cotações europeias do butano e do propano –gases obtidos a partir do refino de petróleo que compõem a fórmula do gás liquefeito de petróleo (GLP, o nome técnico do gás de cozinha).

Anúncios

Sobre esse valor, será aplicada uma margem de 5%. Os reajustes serão automáticos e realizados no dia 5 de cada mês.

Com isso, a Petrobras reduz os riscos de retorno à política de subsídios para o combustível, que passou a vigorar em 2003, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na época, o governo decidiu que o preço do gás vendido em botijões de 13 quilos seria congelado e teria uma política diferente da praticada para as vendas do combustível em outros vasilhames –geralmente usados por comércio e indústria.

A política foi oficializada em resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) em 2005, que prevê “preços diferenciados e inferiores” para o gás vendido em botijões de 13 quilos.

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, defendeu que, apesar da mudança, a empresa continua seguindo a determinação do CNPE: segundo ele, a definição de preço para outros vasilhames considera a paridade de importação (que representa a soma da cotação internacional aos custos de importação do produto); já para 13 quilos, não são contabilizados os custos de importação.

Segundo cálculos do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), após o reajuste desta quarta, o preço do gás vendido em botijões de 13 quilos ainda ficará 15% abaixo da paridade internacional e 45% a 50% abaixo do valor cobrado pelo combustível para venda em outros vasilhames.

A entidade avaliou a mudança como positiva, mas diz que a diferença de preços para o produto vendido para indústrias “penaliza setores que atravessam momento de grave crise econômica”.

Parente evitou comentários sobre as perdas da empresa durante o período de subsídios. “Estamos olhando para a frente”, disse.

PREVISIBILIDADE

Embora negue relação da medida com o processo de venda de ativos da estatal, Parente admite que a nova política de preços ajuda a buscar sócios para as refinarias da empresa, ao dar maior previsibilidade e clareza sobre as receitas futuras.

“O principal motivador é o fato de ser o único derivado para o qual não tínhamos uma política de preços. Mas contribui para que os futuros parceiros tenham clareza maior [sobre o investimento em refinarias]”, afirmou, em entrevista para detalhar as mudanças.

O executivo ressaltou, porém, que a empresa ainda não definiu um modelo de venda de participações em suas refinarias.

“Esperamos tê-lo em breve. Já anunciamos que queremos ter, em outras áreas da empresa, os imensos benefícios que temos com as parcerias na área de exploração e produção”, comentou.

O plano de negócios da Petrobras prevê vendas de US$ 21 bilhões até o final de 2018.

GASOLINA

O presidente da Petrobras voltou a dizer que a empresa está revisando sua política de preços para gasolina e diesel, implantada em outubro de 2016, o que pode resultar na aplicação de ajustes mais frequentes —atualmente, a empresa tem optado por uma mudança por mês.

“A conclusão é que esta periodicidade não lida muito bem com a volatilidade no mercado internacional”, disse.

Da última vez em que a empresa realizou reajustes com frequência maior do que mensal foi durante o último ano do governo Fernando Henrique, quando Francisco Gros presidia a estatal.

A política, porém, não durou muito tempo: foi abortada após críticas do então candidato à presidência José Serra (PSDB), para quem os seguidos anúncios de aumento de preços interferiam na campanha eleitoral.

Fonte: Folha de SP 

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias