17 de junho, 2024

Últimas:

Peru declara emergência de saúde por surto de síndrome de Guillain Barré

Anúncios

O governo peruano declarou emergência nacional de saúde por 90 dias neste domingo (9) devido a um surto incomum de casos de síndrome de Guillain Barré, após a morte de quatro pessoas por essa doença que afeta o sistema nervoso.

A síndrome de Guillain-Barré é uma condição neurológica rara e grave, em que o sistema imunológico do corpo ataca o sistema nervoso periférico. Isso resulta em uma inflamação dos nervos, que por sua vez leva à fraqueza muscular, formigamento, dormência e, em casos mais graves, paralisia. Embora a causa exata seja desconhecida, a síndrome de Guillain-Barré muitas vezes está associada a infecções virais anteriores.

Anúncios

No comunicado do Ministério da Saúde em que foi decretado o estado de emergência nacional, afirma-se que o aumento do número de casos é inusitado. O número de mortos pela síndrome subiu para quatro, e os casos ultrapassaram 180 entre janeiro e julho, segundo novo balanço do ministério.

A emergência abrange as 25 regiões do país.

Anúncios

O ministro da Saúde, César Vásquez, disse que com o estado de emergência o governo vai poder comprar imunoglobulina para o tratamento de pacientes com a doença nos próximos dois anos.

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

A empresa concretizou pelo menos mil trechos ao redor do mundo nos três primeiros meses deste ano; mês de abril...

Categorias