07 de setembro, 2024

Últimas:

Peritos encontram 98 carcaças de búfalos enterradas em duas valas clandestinas de fazenda de Brotas

Anúncios

Pelo menos 98 carcaças de búfalos foram localizadas e desenterradas por peritos da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre o sábado (11) e este domingo (12), na na fazenda Água Sumida, em Brotas (SP).

A localização foi feita em duas valas clandestinas, onde também foram encontrados 4 cavalos e um cachorro. O trabalho busca identificar a causa das mortes dos animais e outros pontos. (veja abaixo). Centenas foram encontrados em situação de maus-tratos, passando fome e sede, no início de novembro.

Anúncios

Vala com carcaças de búfalos encontrada neste domingo em fazenda de Brotas (Foto: Eryka Zolcsák de Sousa)

Segundo a bióloga e perita ambiental da USP Eryka Zolcsák de Sousa, a perícia foi concluída e um novo laudo deve ser divulgado e entregue para a Polícia Civil em 30 dias.

Crânios menores foram encontrados e podem ser de animais jovens. Centenas de búfalos, a maioria fêmeas, foram encontrados em situação de maus-tratos na propriedade, passando fome e sede, em novembro.

Anúncios

Carcaças de búfalos encontradas em cemitério clandestino em fazenda de Brotas (Foto: Paulinho Chiari/EPTV)

Na quarta-feira (8), um laudo preliminar feito pelos peritos apontou que o fazendeiro Luiz Augusto Pinheiro de Souza agiu de forma negligente ao não demostrar preocupação com seu rebanho, com os rebanhos vizinhos, com a saúde pública, poluição ambiental e a fauna nativa.

O delegado Douglas Brandão pediu, na quinta-feira (9), a prisão preventiva de Souza. O Ministério Público que vai avaliar o documento e decidir se pede a prisão para a Justiça.

A defesa dele protocolou petição contra o pedido. Sobre as novas valas, os advogados afirmaram que estão cientes apenas dos documentos que estão no processo.

Cemitério clandestino

Crânios de búfalos encontrados em cemitério clandestino em Brotas (Foto: Paulinho Chiari/EPTV)

Os peritos avaliaram um cemitério clandestino descoberto pelos voluntários que passaram a cuidar das búfalas. Outras duas valas irregulares já tinham sido encontradas anteriormente.

Na vala encontrada no sábado, uma retroescavadeira ajudou a encontrar 41 crânios de búfalos, 4 de cavalos e 1 de cachorro enterrados de forma irregular, sem nenhum cuidado com o meio ambiente. Já neste domingo, em uma nova vala, foram encontrados 57 crânios de búfalos.

Retroescavadeira foi usada para ajudar na remoção de carcaças de búfalos em Brotas (Foto: Paulinho Chiari/EPTV)

Os peritos pretendem:

  • estimar quantos animais vítimas de maus-tratos foram enterrados nos últimos meses.
  • saber a idade do rebanho, já que o dono da fazenda alegou que os búfalos não morreram de fome e nem de sede, mas sim porque estavam velhos. Foram encontrados crânios menores que podem ser de animais jovens.
  • descobrir se animais foram enterrados vivos.

Pedido de prisão preventiva

O dono da propriedade com búfalas, Luiz Augusto Pinheiro de Souza, fala sobre acusação de maus-tratos em Brotas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na quinta-feira (9), o delegado Douglas Brandão pediu a prisão preventiva do dono da fazenda Água Sumida. O pedido foi feito um dia após a divulgação do laudo preliminar feito pelos peritos da USP e da Unesp.

O pedido de prisão preventiva foi encaminhado à Justiça e ao Ministério Público e, agora, aguarda o posicionamento do juíz de direito e da promotoria pública. Caso o pedido seja acatado, Souza pode ser preso a qualquer momento.

Búfalas em situação de abandono se recuperam aos poucos com a ajuda de voluntários em Brotas (Foto: Fabio Rodrigues/g1)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Operação desencadeada nesta sexta-feira (6) por policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu, e coordenada pela...

Categorias