13 abril, 2024

Últimas:

Pelé: Rei Do Futebol No Brasil

Anúncios

Mesmo aquelas pessoas que não se interessam por futebol já ouviram o nome Pelé pelo menos uma vez na vida. O que podemos dizer sobre os verdadeiros fãs deste esporte, além disso, o nome Pelé evoca admiração entre os torcedores fiéis não só do futebol brasileiro, mas de todo o mundo, quase todo jogador moderno quer ser como ele. O melhor jogador de futebol do século 20, tricampeão mundial, dono da Supercopa – essas não são todas as credenciais do verdadeiro rei do futebol de todos os tempos.

Mesmo após o falecimento do jogador de futebol em 2022, após uma longa batalha contra o câncer, ele não foi esquecido e emociona jogadores e torcedores com sua incrível história. Seu legado vive e continua a evoluir. Em especial, o time santista, no qual atuou, continua disputando regularmente partidas cobertas pela Brabet https://brabetx.com/app/ – Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil e outras.

Anúncios

Da Infância Às Lendas: O Início Da Trajetória De Pelé

Por mais difícil que seja de acreditar, um garoto modesto da favela brasileira conseguiu com sua habilidade fazer as grandes arquibancadas gritarem seu nome, e seus adversários sentiram que a derrota era iminente já no momento em que Pelé acabava de entrar o campo.

Vale ressaltar que Pelé não é seu nome verdadeiro, na verdade, o nome do grande jogador de futebol era Edson Arantis do Nascimento, ele nasceu em 23 de outubro de 1940 na zona leste do Brasil. Seu pai era jogador de futebol profissional em um dos times locais e sua mãe era dona de casa. Edson começou a demonstrar interesse por esportes aos 7 anos e depois que sua família começou a morar em Baur, ele começou a jogar futebol. No início jogou por um time local, e naquela época o menino de 7 anos nem tinha chuteiras devido à difícil situação financeira da família, mas dificuldades como falta de calçados e outros problemas não assustaram Edson. Brincava descalço e desde a adolescência trabalhou como garçom em um restaurante. Já aos 15 anos conseguiu mudar de vários times, jogou minifutebol e conseguiu ingressar no time mais importante de sua vida – o time santista.

Anúncios

Triunfo No Cenário Mundial: Pelé E Suas Copas Do Mundo

A estreia de Pelé na seleção ocorreu no meio do verão de 1957, quando disputou um jogo contra a seleção argentina. Naquela partida significativa para o futuro rei do futebol, os brasileiros perderam por 1 a 2, mas o gol marcado foi marcado pelo jovem Pelé, de apenas 16 anos.

Em 1958, Pelé fez sua estreia oficial, onde jogou pela Seleção contra a URSS na Copa do Mundo. Foi ele quem conseguiu fazer a assistência, na altura, o jogador de apenas futebol de 17 anos recebeu imediatamente o título de jogador mais jovem a participar de uma Copa do Mundo. Depois disso, começou a trajetória triunfante do brasileiro, onde marcou em todas as partidas do torneio, sem exceção. O gol mais impressionante do jovem foi contra o País de Gales, nas quartas-de-final, depois disso, ele marcou três gols contra a França. Em seguida, contra a seleção sueca, Pelé marcou 2 gols e com isso, os brasileiros conseguiram vencer a Copa do Mundo e Pelé se tornou o melhor jovem jogador de futebol do campeonato.

Além disso, os Mundiais, realizados em 1962 e 1970, foram triunfantes para o brasileiro. Foi lá que ele conseguiu novamente conquistar o título de melhor jogador de futebol. Além disso tudo, na lista de seus prêmios mundiais estão 3 títulos de campeão mundial.

Gols, Recordes, Prêmios

Nenhum jogador na história do futebol (não só o brasileiro, mas também o mundial) pode ostentar um número tão impressionante de prêmios, recordes e gols. As conquistas mais importantes de Pelé incluem:

  • Campeão Paulista – 11 vezes;
  • Artilheiro de São Paulo – 11 vezes;
  • Copa do Brasil de Futebol – 5 vezes;
  • Campeão Mundial – 3 vezes;
  • Melhor jogador de futebol do século XX (prêmio FIFA);
  • Participação na Copa do Mundo – 4 vezes;
  • Artilheiro do Torneio Rio São Paulo.

A lista de conquistas de Pelé continuou por muito tempo e na cultura do futebol, até surgiu um termo denominado “fenômeno Pelé”. O rei do futebol jogou pela Seleção Brasileira até 1971 onde participou 93 partidas pela seleção nacional e marcou 77 gols.

O Legado De Pelé: Influência No Futebol E Na Cultura

Aos olhos da comunidade mundial, Pelé continuará sendo para sempre o rei do futebol, pois se tornou um verdadeiro craque não só do esporte nacional brasileiro, mas também alcançou alturas a nível internacional, além disso, Pelé sempre será o número 1, mesmo cronologicamente. É difícil dizer como o futebol teria se desenvolvido se Pelé não existisse ou se o seu título de rei do futebol teria sido conquistado por outra pessoa ou em outro momento.

Pelé influenciou o desenvolvimento do futebol moderno como fenômeno de massa. O ímpeto para isso foi seu primeiro grande triunfo em 1958 na Copa do Mundo. Não menos impressionante foi o seu primeiro gol, contra o País de Gales ,neste torneio aos 17 anos. É esse momento que Pelé considerava o mais belo e memorável de sua carreira esportiva.

Últimas

Motorista morre após sofrer mal súbito e colidir contra defensa metálica na Rodovia Castello Branco, região de Botucatu

13/04/2024

Anúncios Acidente trágico ocorreu próximo de Porangaba, na região de Botucatu, na noite da última sexta-feira....

Categorias