20 abril, 2024

Últimas:

Pela primeira vez, cientistas clonam subespécie ameaçada de cavalo

Anúncios

Os cavalos-de-przewalski são uma subespécie de cavalo selvagem natural da Ásia. Assim como muitos outros animais, essas populações se encontram ameaçadas — na verdade, chegaram a ser extintas da natureza no início do século 20. Hoje existem 2 mil espécimes, descendentes de apenas 12 indivíduos salvos da extinção há mais de 100 anos .

A sorte dos cavalos-de-przewalski é que, em 1980, cientistas preservaram células de alguns representantes da espécie e as mantiveram em criopreservação, técnica que congela células e tecidos, no Instituto para Pesquisa de Conservação do Zoológico de San Diego (SDZG), nos Estados Unidos. Essas linhagens contêm a diversidade genética perdida nas últimas gerações e necessária para salvar a espécie.

Anúncios

Foi graças a elas que os cientistas do SDZG conseguiram clonar um cavalo nascido em 1975 no Reino Unido, transferido para os EUA em 1978 e que viveu até 1998. Ele era chamado de Kuporovic por seus cuidadores. No último dia 6 de agosto, nasceu Kurt, o clone de Kuporovic e o primeiro da espécie. O nome é uma homenagem a Kurt Benirschke, que fundou o instituto de pesquisa do zoológico.

“Esse nascimento expande a oportunidade de resgate genético de espécies selvagens ameaçadas”, disse Ryan Phelan, diretor da Revive & Restor, empresa norte-americana especializada em estudos desse tipo, em comunicado.

Anúncios

De acordo com Shawn Walker, cientista-chefe da ViaGen Equine, empresa norte-americana que estuda a reprodução de equinos, Kurt é saudável e fértil. “Ele está dando cabeçadas e chutando, e demanda leite de sua mãe substituta”. Quando crescer mais um pouco, o filhote será levado para o Parque Safari do zoológico, a fim de conviver com outros animais da sua espécie e, quem sabe, produzir descendentes.

Veja no vídeo a seguir Kurt brincando, no último dia 31 de agosto.

Fonte: Galileu

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias