19 abril, 2024

Últimas:

Pedido de poda e retirada de árvore agora é centralizado na Secretaria de Obras de Botucatu

Anúncios

A solicitação de poda e retirada de árvores em Botucatu, antes vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, agora já pode ser feita diretamente na Secretaria Municipal de Obras. A mudança tem o objetivo de centralizar o serviço em um único lugar, uma vez que a execução de poda e retirada de árvores já ficava por conta do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Obras. Somente neste ano já foram solicitadas à Prefeitura cerca de 700 retiradas de árvores e outras 900 podas.

“Além de atender com mais agilidade, essa mudança facilita o processo ao munícipe, que muitas vezes não sabia onde recorrer. Agora ele precisa ir apenas a um só lugar para resolver seu problema. Outra novidade é que já estamos organizando mais uma equipe para atender a crescente demanda de poda e retirada de árvores”, explica o secretário municipal de Obras, André Peres. 

Anúncios

Em Botucatu toda poda ou retirada de árvore passa por uma análise realizada por um engenheiro agrônomo. Para solicitar o serviço, o munícipe deve comparecer à Secretaria de Obras com os documentos pessoais e o carne do IPTU, ou documento que comprove a propriedade do terreno/imóvel onde se encontra a árvore. Vale lembrar que nenhum munícipe tem o direito de podar ou retirar uma árvore sem autorização do poder público municipal, estando este sujeito às penalidades previstas no Código de Arborização Urbana. 

“Muitos pedem a retirada de uma árvore apenas porque suas folhas fazem sujeira na frente de casa. Mas isso não é motivo para que cortemos uma árvore. Levamos em conta a saúde da planta e se há de fato risco de queda. No caso das podas, elas são realizadas para que a árvore tenha o crescimento adequado visando não prejudicar a rede elétrica, iluminação publica, sinalização de transito ou passagem de pedestre”, justifica Irene Menezes, engenheira agrônoma da Prefeitura de Botucatu.

Anúncios

Máquina já tritura restos de poda

Outra novidade que começou a ser implantada nesta semana é a máquina para a trituração de restos de poda de árvores, que será operada pela equipe de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Obras. Diariamente já são recolhidos de três a quatro caminhões (cerca de 15m³) de resíduos de poda.

Além da economia aos cofres do Município, em relação a transporte e agilidade no serviço, o novo equipamento também proporciona um ganho ambiental uma vez que será reduzido pela metade o volume dos restos de poda que ocupavam espaço no Aterro Municipal, aumentando assim a vida útil dele.

Os galhos e troncos triturados agora serão encaminhados a um processo de compostagem realizado na Usina de Tratamento de Esgoto da Sabesp, localizada dentro da Fazenda Experimental Lageado da Unesp, onde já são gerados entre 12m³ a 15m³ de lodo por dia. O resultado desta mistura será um novo composto orgânico que poderá ser utilizado nos jardins de praças públicas, hortas comunitárias e pequenos produtores rurais.

Mais informações

Secretaria Municipal de Obras

Av. Itália, s/nº – Lavapés 

(14) 3882-0233 / 3882-6881 (serviço de Limpeza Pública – ramal 104)

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias