24 de outubro, 2024

Últimas:

Passa de 30h trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros após incêndio em empresa de Piracicaba

Anúncios

Já passa de 30 horas o trabalho do Corpo de Bombeiros em uma empresa distribuidora de lubrificantes que teve o galpão destruído por um incêndio, no domingo (SP), em Piracicaba (SP). Uma nova análise do local pela Defesa Civil depende do término das ações dos bombeiros, que ainda controlam focos de chamas no local, onde ainda havia fumaça nesta segunda-feira (17).

A Rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135), que dá acesso à empresa, no bairro Conceição, que tinha sido interditada por volta das 5h40 do domingo por ter parte da pista invadida por óleo, segue interditada.

Anúncios

O controle das chamas ocorreu às 8h do domingo, mas, segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, Fábio Henrique Giovani, ainda restam focos de incêndio no local devido a materiais sólidos que ainda pegam fogo.

“Tinha bastante pneu na edificação, então, esses restos de pneus que estão debaixo dos escombros ainda estão queimando. O que era óleo praticamente já queimou tudo. Agora, a gente vai tentar finalizar esses pequenos focos, estamos tentando achar um acesso para a viatura chegar mais próxima, e aí finalizar a parte de incêndio dessa ocorrência”, explica.

Anúncios

Diretor da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Mello explicou que houve contaminação do meio ambiente pelo óleo derramado durante o incêndio.

“A gente solicitou maquinário da prefeitura. Tem maquinário que a própria empresa contratou e está aqui ajudando. Tem algumas pessoas aqui próximas que tem máquina e trouxe a máquina e está aqui ajudando, então estamos com cinco máquinas para fazer essa contenção. Foi feito um dique para esse material cessar o curso do óleo, para que não atinja o córrego ou meio ambiente, para não ter um dano maior”, detalhou.

Incêndio atinge fábrica de lubrificantes em Piracicaba (Foto: Matheus Marconi/G1)

Representante da empresa informaram que estão empenhados em resolver a questão ambiental. A terra do local que foi atingida pelo óleo está sendo raspada e colocada no pátio da empresa, para que depois seja realizado o descarte adequado.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que técnicos acompanharam e orientaram as ações de controle ambiental e outra medida foi a escavação de uma vala para reter a água de rescaldo, devido ao solo e água contaminados.

A CPFL Paulista foi acionada para desligar energia no entorno da empresa no domingo, mas ela foi religada na tarde do mesmo dia. A empresa comunicou que tem seguro.

Incêndio em empresa de lubrificantes em Piracicaba (Foto: Matheus Marconi/G1)

Relembre o caso

O incêndio de grandes proporções teria começado em um caminhão estacionado no local e carregado com óleo diesel, segundo o chamado recebido pelo Corpo de Bombeiros, e se espalhou pela empresa e por um canavial. Ninguém ficou ferido e as causas ainda serão oficialmente investigadas.

De acordo com a corporação, a ocorrência foi por volta das 3h na distribuidora West Brasil. Dez viaturas foram mobilizadas para o combate às chamas, incluindo apoio de cidades vizinhas, como Limeira (SP) e Santa Bárbara (SP).

“[Fogo se espalhou] bem rápido, até por se tratar de uma empresa com bastante óleo lubrificante, combustíveis. Já pegou alguns reservatórios de óleo e se propagou rapidamente. Bastante óleo, acabou escorrendo para propriedades vizinhas”, disse o capitão dos Bombeiros de Piracicaba, Fábio Henrique Giovani.

A plantação de cana-de-açúcar afetada fica na SP-135, que precisou ser interditada para o trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária, foram feitos desvios para os motoristas antes no local e não foi registrado trânsito.

Empresa de lubrificantes de Piracicaba foi destruída por incêndio (Foto: Junia Vasconcelos/EPTV)

Defesa Civil, CPFL e representantes da Cetesb deram apoio na ocorrência. Uma contenção precisou ser feita para evitar que o óleo derramado da distribuidora afetasse mais áreas do entorno, segundo o capitão dos Bombeiros.

“O óleo, como ele atingiu a parte do solo dos terrenos vizinhos, está sendo feita a contenção desse óleo junto com a terra e devolvendo aqui para a empresa depois dar destino nesses resíduos do incêndio”, explicou o capitão.

Empresa emprega cerca de 200 pessoas

A estrutura da West Brasil foi totalmente afetada. A distribuidora mantinha uma unidade neste local do incêndio há dez anos. São cerca de 200 funcionários; somente o vigia estava no local quando o fogo começou. Ele não se feriu.

Em nota, a empresa informou que o local abriga produtos como lubrificantes, aditivos, pneus, equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros materiais de reparação automotiva, comercializados pela companhia e que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documentação e licença de funcionamento estão regulares.

“As causas do incêndio ainda não foram identificadas e já se sabe que não houve vítimas”, acrescentou. A West Brasil ainda comunicou que mobilizou equipes adicionais para contenção e limpeza adequada do lubrificante que escoou durante a contenção do fogo. “No momento, a situação está sob controle com a mobilização necessária com o objetivo de preservar o meio ambiente”, finalizou.

Empresa de lubrificantes ficou destruída após incêndio em Piracicaba (Foto: Sérgio Cristiano de Paulo)
Coluna de fumaça ainda podia ser vista na manhã de domingo após incêndio em empresa de lubrificantes na madrugada em Piracicaba (Foto: Junia Vasconcelos/EPTV)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Tecnotree, líder global em sistemas digitais de suporte aos negócios (BSS) e soluções de transformação digital, tem o...

Categorias