23 de julho, 2024

Últimas:

Incêndio de grandes proporções atinge empresa de lubrificantes após caminhão-tanque pegar fogo em Piracicaba

Anúncios

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma empresa de lubrificantes de Piracicaba (SP) na madrugada deste domingo (16). O fogo teria começado em um caminhão estacionado no local e carregado com óleo diesel, segundo o chamado recebido pelo Corpo de Bombeiros, e se espalhou pela empresa e por um canavial. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a corporação, a ocorrência foi por volta das 3h na distribuidora West Brasil. Dez viaturas foram mobilizadas para o combate às chamas, incluindo apoio de cidades vizinhas, como Limeira (SP) e Santa Bárbara (SP).

Anúncios

“[Fogo se espalhou] bem rápido, até por se tratar de uma empresa com bastante óleo lubrificante, combustíveis. Já pegou alguns reservatórios de óleo e se propagou rapidamente. Bastante óleo, acabou escorrendo para propriedades vizinhas”, disse o capitão dos Bombeiros de Piracicaba, Fábio Henrique Giovani.

Incêndio em empresa de lubrificantes em Piracicaba (Foto: Matheus Marconi/G1)

A plantação de cana-de-açúcar afetada fica na Rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135), na altura do bairro Conceição, que precisou ser interditada para o trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária, a pista foi interditada às 5h40, mas foram feitos desvios para os motoristas antes no local e não foi registrado trânsito.

Anúncios

Contenção para óleo derramado

Defesa Civil, CPFL e representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deram apoio na ocorrência. Uma contenção precisou ser feita para evitar que o óleo derramado da distribuidora afetasse mais áreas do entorno, segundo o capitão dos Bombeiros.

“O óleo, como ele atingiu a parte do solo dos terrenos vizinhos, está sendo feita a contenção desse óleo junto com a terra e devolvendo aqui para a empresa depois dar destino nesses resíduos do incêndio”, completou o capitão.

Diretor da Defesa Civil de PIracicaba, Odair Melo disse que cinco máquinas da prefeitura e também da empresa e de fazendeiros no entorno auxiliaram no trabalho de contenção, diante da contaminação do solo.

O barracão da empresa foi totalmente destruído, e uma análise mais detalhada será feita quando terminar o trabalho do rescaldo, segundo Melo.

Empresa de lubrificantes de Piracicaba foi destruída por incêndio (Foto: Junia Vasconcelos/EPTV)

Focos e rescaldo

A caminho do local, a reportagem registrou uma extensa coluna de fumaça nesta manhã.

O fogo foi controlado por volta das 8h, mas os bombeiros seguiram no combate a focos e iniciaram trabalho de rescaldo. Fizeram revezamento de equipes e 21 profissionais trabalharam na área durante o dia.

Coluna de fumaça ainda podia ser vista na manhã de domingo após incêndio em empresa de lubrificantes na madrugada em Piracicaba (Foto: Junia Vasconcelos/EPTV)

Distribuidora tem 18 anos no mercado

A estrutura da West Brasil foi totalmente afetada. A distribuidora mantinha uma unidade neste local do incêndio há dez anos. São cerca de 200 funcionários; somente o vigia estava no local quando o fogo começou. Ele não se feriu.

Em nota, a empresa informou que o local abriga produtos como lubrificantes, aditivos, pneus, equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros materiais de reparação automotiva, comercializados pela companhia e que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documentação e licença de funcionamento estão regulares.

“As causas do incêndio ainda não foram identificadas e já se sabe que não houve vítimas”, acrescentou.

A West Brasil ainda comunicou que mobilizou equipes adicionais para contenção e limpeza adequada do lubrificante que escoou durante a contenção do fogo. “No momento, a situação está sob controle com a mobilização necessária com o objetivo de preservar o meio ambiente”, finalizou.

Empresa de lubrificantes ficou destruída após incêndio em Piracicaba (Foto: Sérgio Cristiano de Paulo/G1)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Produtos de alta tecnologia prometem eficiência, durabilidade e sustentabilidade nas estruturas...

Categorias