07 de setembro, 2024

Últimas:

Papagaio-drácula: conheça ave nomeada em homenagem ao vampiro dos cinemas

Anúncios

Nativo da Nova Guiné, o papagaio-drácula (Psittrichas fulgidus), também conhecido como papagaio-de-pesquet, recebe o nome popular em tributo ao personagem fictício Conde Drácula, que dá título ao romance de terror gótico escrito por Bram Stoker, em 1897.

Espécie se encontra nas áreas onde predominam colinas e floretas de montanhas baixas (Foto: Mehd Halaouate/iNaturalist)

O motivo está relacionado à plumagem predominantemente preta, com penas vermelhas brilhantes na barriga e nas asas, mesmo padrão de cores presente nas roupas do vampiro.

Anúncios

Papagaio-drácula recebe esse nome popular em tributo ao Conde Drácula (Foto: Greg Hume)

Endêmica das floretas tropicais da ilha situada no sudoeste do Oceano Pacífico, a espécie ocorre nas áreas onde predominam colinas e floretas de montanhas baixas.

O papagaio-drácula é considerado um papagaio grande, com um comprimento total de aproximadamente 46 centímetros e um peso de 680 a 800 gramas.

Anúncios

Atualmente, está avaliado como Vulnerável (VU) na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a conservação da Natureza (IUCN).

“A espécie está ameaçada de extinção tanto por ser procurada para comércio de pet, como também pela destruição de habitats e utilização das penas em arte plumária ritualística dos povos originários de onde ocorre”, explica o ornitólogo Guilherme Brito.

Papagaio-drácula se alimenta principalmente de figos (Foto: Mehd Halaouate/iNaturalist)

O papagaio-drácula prefere e consome principalmente variedades de figos. No entanto, de acordo com Brito, a espécie já foi registrada se alimentado de flores e néctar.

“Isso é um fato interessante ecologicamente, pois é pouco comum. Geralmente os frugívoros diversificam mais a dieta, porque fica mais fácil de controlar a oferta de frutos o ano todo”.

Falta de penas na face é uma característica do papagaio-drácula. (Foto: Peter Tan)

Outro fato interessante é que a face do papagaio é desprovida de penas, adaptação provavelmente desenvolvida para evitar que restos de frutos grudem na plumagem, apodreçam e atraiam insetos indesejados. Essa adaptação, segundo o pesquisador, também pode ser vista em duas espécies nativas do Brasil, a curica-urubu (Pyrilia vulturina) e o papagaio-de-cabeça-laranja (Pyrilia aurantiocephala).

A vocalização do papagaio-drácula também é diferente, já que a ave faz ruídos peculiares, geralmente descritos como rugidos e rosnados.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Operação desencadeada nesta sexta-feira (6) por policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu, e coordenada pela...

Categorias