28 março, 2024

Últimas:

Papa Francisco demite padre de Americana acusado de abusos sexuais

Anúncios

O Papa Francisco decidiu pela demissão do padre Pedro Leandro Ricardo, de Americana (SP), do estado clerical. Leandro é acusado por abusos sexuais contra crianças e adolescentes e já estava afastado das funções pela Diocese de Limeira (SP).

Ele é investigado por crimes supostamente cometidos em Araras (SP), Limeira e Americana.

Anúncios

“A Diocese de Limeira faz saber que o Santo Padre, o Papa Francisco, por solicitação da Congregação para a Doutrina da Fé, após procedimento canônico próprio, decidiu pela aplicação para o bem da Igreja, da pena de demissão do estado clerical ao senhor Pedro Leandro Ricardo”, informou a Diocese de Limeira, em nota divulgada nesta sexta-feira (11).

Também conforme o comunicado, a partir desta sexta, após a devida notificação, “o senhor Pedro Leandro Ricardo não poderá mais exercer, válida e licitamente, o ministério sacerdotal”.

Anúncios

A medida também foi adotada após uma investigação da diocese que gerou um relatório que foi enviado para o Vaticano.

Leandro afirma que já havia sido absolvido em um primeiro processo canônico e que esse é um segundo procedimento, contra o qual vai recorrer. “Há apenas um denunciante [neste processo canônico] e ele tem parentesco com um padre da Diocese. E eu não tive a possibilidade de defesa, já estou recorrendo e quero dizer que estou sendo perseguido pela Diocese de Limeira”, afirmou.

Questionado que tipo de perseguição estaria sendo realizada, ele informou que vai expor melhor no momento exato. Leandro ainda afirmou que foi comunicado hoje sobre a demissão e que ficou “totalmente surpreso. “Este segundo processo estava na fase de investigação prévia. Recebi de maneira assustada e surpreendente esse decreto hoje e já estamos entrando com recurso, porque já tenho decreto de absolvição em mãos”.

A reportagem questionou a Diocese sobre esse primeiro processo canônico e o relato de suposta perseguição, mas não houve retorno até a última atualização.

Padre Pedro Leandro Ricardo — Foto: Clayton Padovan
Padre Pedro Leandro Ricardo (Foto: Clayton Padovan)

Acusação de abuso contra coroinhas

O padre é alvo do Ministério Público (MP) em processos que apuram abuso sexual de coroinhas. Na época do afastamento dele, um representante do Vaticano esteve no Brasil e ouviu membros da Igreja e fiéis, para apurar as denúncias.

Já em março de 2020, a Justiça de Araras aceitou as denúncias do MP. Todos os processos correm em segredo de justiça.

Padre Pedro Leandro Ricardo em vídeo postado em 2020 — Foto: Reprodução/EPTV
Padre Pedro Leandro Ricardo em vídeo postado em 2020 (Foto: Reprodução/EPTV)

Em fevereiro de 2019, um ex-coroinha contou que sofreu abusos do padre Pedro Leandro Ricardo em 2002, na cidade de Araras, e até hoje faz tratamento por causa do trauma psicológico. Segundo ele, o padre passava a mão em seu corpo e fez sexo oral com ele.

“Ele deslizava a mão assim na perna. E, na volta, já deu uma escorregada maior, já meio que apalpou mesmo o meu órgão genital”, relatou à época.

Também em 2019, uma advogada que representa 15 testemunhas afirma que a maioria relata abuso sexual supostamente cometido pelo então pároco.

A reportagem não conseguiu contato com Ricardo ou sua defesa até a última atualização desta matéria.

Fonte: G1

Últimas

Perficient apresentará experiência e conhecimento digital em comércio no Adobe Summit

28/03/2024

Perficient retorna como coanfitriã do oitavo Women in Digital Breakfast anual

Categorias