Anúncios
O Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Tatuí (SP), foi elevado à “basílica menor”, um título concedido pelo Papa para igrejas com importâncias históricas e arquitetônicas.
O anúncio foi apresentado pelo reitor do templo, Padre Élcio Roberto de Góes, por meio de uma transmissão ao vivo pela internet nesta segunda-feira (10). Durante o pronunciamento, ele ressaltou que a elevação é resultado de um longo processo.
Anúncios
“Recebemos com muita alegria a notícia. É uma sensação de conquistar algo que há muito tempo amadurecemos a ideia. É o resultado de um longo trabalho de fé. Creio também que a entrega das pastas com informações detalhadas do santuário contribuiu para essa elevação”, disse o padre.
A decisão do Vaticano foi tomada quatro meses depois que um seminarista da Diocese de Itapetininga (SP) entregou mais de 10 quilos de documentos e uma pasta personalizada ao Papa Francisco, em agosto de 2021, pedindo a transformação do santuário em basílica menor.
Anúncios
Nas imagens gravadas por Leonardo Costa de Camargo Barros, de 28 anos, é possível ver o Papa se aproximando das pessoas e recebendo a pasta, momento em que o fiel explica que o presente é um documento de Tatuí.
Leonardo contou que se sente abençoado por ter participado do processo e de receber uma carta do Papa Francisco, na qual ele agradece pela pasta personalizada e deixa saudações ao fiéis da região, segundo o seminarista.
Para Leonardo, a elevação à basílica é uma honra, pois representa a importância do templo para os fiéis.
“Me sinto muito feliz, mas reconheço que tudo foi permissão de Deus, que nos usou como instrumentos. Com esse título, acredito que mais pessoas terão interesse em visitar o Santuário, agora Basílica, Nossa Senhora da Conceição. Vale lembrar também que agora as responsabilidades aumentam”, explica Leonardo.
Como basílica menor, o templo de Tatuí agora passa a ser uma Igreja Papal, que é extensão do Vaticano. Dessa forma, a basílica poderá realizar cerimônias especiais e sofrerá algumas mudanças, como a instalação de brasões oficiais do Vaticano.
“O título nos dá novas responsabilidades e precisamos nos adaptar. Além da parte decorativa, como a instalação dos novos brasões, precisam investir nas evangelizações”, conta.
Diante das novas obrigações, o Padre Élcio Roberto de Góes contou que vai realizar uma missa no dia 21 de abril para formalizar o novo título.
Durante o anúncio dele na live de segunda-feira (10), o sino do santuário ficou tocando por duas horas, o que é uma tradição católica para divulgar bons acontecimentos, e chamou atenção dos moradores.
Sobre o templo
A imponente instalação do Santuário Nossa Senhora da Conceição condiz com a importância histórica que o templo carrega. Há quase 200 anos, a igreja começou a ser construída no mesmo ano em que Nossa Senhora da Conceição foi eleita padroeira de Tatuí.
Desde então, o templo passou a assumir um papel importante no interior de São Paulo, principalmente aos devotos de Imaculada Conceição.
O Santuário, com porte e estilo de catedral, preserva detalhes arquitetônicos do século XIX. As pinturas artísticas em seu interior foram feitas pelo artista piracicabano Mário Tomazzi, e impressiona pela beleza e estado de conservação. O templo religioso também foi a primeira obra da cidade a utilizar tijolos cerâmicos.
Por conta da riqueza arquitetônica, no dia 8 de dezembro de 2006, o templo foi eleito Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí.
Já em 9 de junho de 2007, foi assinado pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município.
Segundo a administração do templo, antes da pandemia de coronavírus, a Santuário Nossa Senhora da Conceição recebia cerca de 5 mil fiéis por semana e, durante a festa da Padroeira Imaculada Conceição, o número triplicava entre fiéis e peregrinos.
Fonte: G1