Pacientes de terapias de Botucatu fazem passeio ao litoral paulista

Dezoito pessoas atendidas pelos serviços de Residências Terapêuticas de Botucatu, que estão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, participaram de um passeio até Santos, litoral paulista. O grupo ficou hospedado em um hotel no bairro José Menino, de 18 a 20 deste mês, e foi acompanhado de seis cuidadoras e de uma assistente social. 
 
A viagem contou com um planejamento logístico bastante criterioso, uma vez que envolvia pessoas com algum grau de deficiência intelectual ou transtorno mental. As Residências Terapêuticas existem em Botucatu desde 2012. Uma está instalada na Rua Dr. Costa Leite [nº 1226 – Centro] e outra na Rua Dr. Cardoso de Almeida [nº 1960 – Centro]. Elas funcionam como um modelo alternativo de reinserção social àqueles pacientes que por anos viviam em hospitais psiquiátricos como o CAIS Cantídio de Moura Campos.   
 
“São pessoas que na sua rotina, mesmo supervisionadas, já frequentam praças, cinema, fazem compras e interagem com outras pessoas. Mas desta vez foi um desafio porque elas nunca passaram tanto tempo longe de casa e por isso também tivemos que provisionar toda a parte de medicamentos e insumos deste período”, conta Márcio Pinheiro Machado, psicólogo e supervisor dos serviços de Saúde Mental do Município.
 
“No geral esta viagem surtiu efeito bastante positivo. Eles voltaram eufóricos. Alguns já tinham tido essa experiência quando estavam no Cantídio, mas outros nunca tinham visto o mar. Momentos como esse são excelentes para o fortalecimento dos vínculos, já que a maioria não possui mais parentes próximos. Agora a expectativa é para as festas de Natal e Ano Novo, quando todos eles comemoram juntos nas residências terapêuticas”, completa. 
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

 

Scroll Up