29 março, 2024

Últimas:

Os segredos da nebulosa de Órion revelados pelo telescópio VISTA

Anúncios

Observatório Europeu Austral (ESO) publicou nesta quarta-feira (4) imagens espetaculares sobre o nascimento de estrelas na nebulosa de Órion.

São imagens que permitem observar como os objetos estelares tomam forma nessa “fábrica de estrelas” que é a nebulosa de Órion A, a mais próxima da Terra.

Anúncios

Uma nebulosa é uma nuvem composta de gás interestelar e pó. A nebulosa de Órion está situada a 1.350 anos-luz da Terra e sua massa é 2 mil vezes superior à do Sol.

Seleções de imagens de Órion (Foto: HANDOUT / EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY / AFP)
Seleções de imagens de Órion (Foto: HANDOUT/EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY)

A imagem foi capturada pelo telescópio VISTA, situado no deserto do Atacama, norte do Chile.

Anúncios

As estrelas mais jovens não podem ser vistas a olho nu. Mas o telescópio – o maior do mundo dedicado a observar o céu – pode detectá-las graças às ondas infravermelhas.

“A imagem revela muitas estrelas jovens e outros objetos estelares normalmente ocultos atrás de nuvens de pó”, afirma um comunicado do Observatório Europeo Austral.

O projeto do ESO identificou até agora quase 800 mil novas estrelas, “objetos estelares” jovens e galáxias distantes.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias