23 abril, 2024

Últimas:

Nasa anuncia duas novas missões para pesquisar asteroides do Sistema Solar

Anúncios

Concepção artística da nave espacial Lucy à esquerda; Psique à direita (Foto: SwRI e SSL/Peter Rubin/Nasa)

A Nasa anunciou duas novas missões nesta quarta-feira (4). Selecionadas entre cinco finalistas, Lucy e Psique têm o objetivo de seram lançadas em 2021 e 2023, respectivamente.

De acordo com a agência espacial, as duas missões têm o potencial de trazer novas descobertas sobre uma das épocas mais antigas do Sistema Solar – um tempo de cerca de 10 milhões de anos após o nascimento do Sol, estimam.

Anúncios

“Lucy vai visitar um ambiente rico nos misteriosos asteroides Trojan de Júpiter, enquanto Psique estudará um asteroide único de metal que nunca foi visitado antes”, disse Thomas Zurbichen, um dos administradores associados da Nasa.

Lucy vai usar da experiência de sucesso da missão que levou a sonda New Horizons até Plutão, com versões mais recentes dos instrumentos Ralph e Lorri usados durante a viagem espacial. Instrumentos da Osirix-Rex, missão que chegou até o asteroide Bennu, também serão aproveitados. Membros da missão até Plutão farão parte desse novo projeto, inclusive.

Anúncios

Técnicos instalam o instrumento Lorri para a missão New Horizons até Plutão em 2006 (Foto: Nasa)
Técnicos instalam o instrumento Lorri para a missão New Horizons até Plutão em 2006 (Foto: Nasa)

Já a missão Psique irá explorar o cinturão de asteroides que está três vezes mais distante do Sol do que a Terra. Esse asteroide mede cerca de 210 quilômetros de diâmetro e, ao contrário de outros corpos que são rochosos ou de gelo, é composto principalmente de ferro e níquel, similar ao centro da Terra. Tal missão pretende entender como planetas e outros corpos se separaram em camadas no nascimento – incluindo núcleos, mantos e crostas.

“Esta é uma oportunidade de explorar um novo mundo – não de rocha ou gelo, mas de metal”, disse o pesquisador Psyche Lindy Elkins-Tanton, principal da missão.

Psique deverá iniciar em 2023, chegando ao asteroide em 2030. Já Lucy será lançada em 2021 e alcançará o objetivo em 2025, explorando seis asteroides Trojan de Júpiter de 2027 até 2033.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Cerimônia de entrega do prêmio Japan Prize de 2024 é realizada com a presença do imperador e da imperatriz do Japão

23/04/2024

Prof. Sir Brian J. Hoskins e prof. John Michael Wallace na área de Recursos, Energia, Meio...

Categorias