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Para que uma empresa entregue serviços ou produtos de qualidade aos seus clientes, é necessário que o negócio seja bem estruturado em todos os sentidos, desde a administração de recursos em geral até a gestão on-line.
Inclusive, segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 25% dos empresários apontam que uma das razões principais que resulta no encerramento das atividades de uma organização é, justamente, o modelo de gestão. Seguido dele, vêm os juros, os custos e as despesas.
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Assim, são necessários alguns cuidados em específico para que esses tipos de problemas sejam evitados. Veja quatro dos maiores obstáculos que os empresários enfrentam no dia a dia e confira possíveis soluções.
1- Falhas na comunicação
Quando a comunicação interna não é corretamente estruturada, o resultado é uma empresa sem contato linear e sincronizado em seu interior. Essa é uma falha muito grave, pois é importante que cada setor se comunique entre si para dar andamento às atividades.
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Com isso, os processos se tornam densos, gerando muitas intervenções e ruídos na comunicação. Inclusive, quando esse problema atinge proporções extremas, pode acarretar prejuízos financeiros para o negócio.
Nesse caso, a solução é bastante simples: estruturar a comunicação interna por meio da listagem e da padronização de meios de comunicação que facilitem a conversa entre os departamentos e atendam às necessidades deles — como cartazes, mural de avisos e e-mail marketing.
2- Clima organizacional
Boa parte das empresas não direciona seus esforços e investimentos para gestão de pessoas e políticas de relacionamento. Com isso, o ambiente empresarial se torna propício a conflitos entre os próprios funcionários, causando, assim, um clima organizacional desagradável e hostil.
Além disso, um ambiente corporativo pesado impacta negativamente a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, influencia diretamente a continuidade dos processos do negócio.
A solução para essa questão é ter alguém focado na criação de estratégias que promovam um bom relacionamento entre os funcionários. Alguns exemplos que podem ser usados com o intuito de melhorar o clima organizacional são:
- Confraternizações em datas comemorativas (Natal, Ano Novo, Páscoa, etc);
- Atividades externas, fora do ambiente de trabalho;
- Flexibilização de horários das equipes,
- Programas de benefícios.
3- Falta de informação e de estrutura em relação aos custos
É de extrema importância estar consciente de dados como fluxo de caixa, balanço e DRE, visto que são itens fundamentais para que o capital da empresa continue girando. Porém, esses não são os únicos indicadores de desempenho do negócio. Há outros como, os fatores de recursos humanos, operacionais, financeiros, de ambiente externo, comerciais, etc.
Ainda que pareça um volume elevado de indicativos, na verdade, trata-se apenas da superfície. Portanto, ter pessoas confiáveis ao seu lado na construção diária da sua empresa é primordial, junto ao controle de todos os setores. Sem isso, dificilmente o negócio irá crescer.
Ademais, há empreendedores que enfrentam muita dificuldade em conciliar tanto as suas despesas, quanto a sua estrutura de acordo com a fase vivenciada pela organização. Aliás, esse é, de fato, um grande desafio para os empresários. Para encontrar a solução desse problema, é necessário pensar no negócio de maneira ampla e geral, aceitando determinados conflitos de decisões.
A compilação de todos os gastos, de forma ordenada, auxiliará nesse momento de identificação do problema e, a partir disso, será possível ajustar as despesas e os custos da organização para que, então, seja dada continuidade ao trabalho.
4- Gestão ineficiente
Por fim, está a má gestão, que é, na realidade, a matriz de grande parte dos problemas organizacionais existentes. Para que uma equipe seja eficiente, ela precisa ser guiada por um bom líder, que tem o papel de identificar as habilidades de cada colaborador e direcioná-lo para exercer funções em que elas serão bem aproveitadas.
Com isso, muitas vezes, o problema não é os funcionários e, sim, quem está gerenciando as equipes. Para solucionar esse ponto, invista em treinamentos a fim de capacitar os seus gestores para desempenhar esse papel vital para a saúde da empresa, em todos os sentidos.
Conteúdo produzido para o Jornal Leia Notícias