24 abril, 2024

Últimas:

Os cuidados com a região íntima durante o verão

Anúncios

Preocupar-se com a higiene da área íntima é algo que toda mulher deve fazer diariamente. Adotando uma série de cuidados simples, é possível ficar tranquila, sem receios de que pequenas complicações virem complexos problemas de saúde. Com o aumento das temperaturas e atitudes típicas da estação, é preciso dar um pouco mais de atenção para a região abaixo do umbigo.

Foto: Maridav/iStock

Anúncios

ESTOU MENSTRUADA! NÃO VOU PODER ME REFRESCAR NAS PISCINAS E NO MAR?

Claro que você pode, desde que esteja usando um absorvente, de preferência interno. De acordo com o ginecologista e obstetra MAURÍCIO SOBRAL, do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, além de serem mais discretos, eles garantem mais segurança, bem estar e higiene.

Anúncios

Outra opção para este momento, e que vem agradando cada vez mais mulheres, são os COLETORES MENSTRUAIS, que podem ser usados sem problemas neste tipo de ocasião.

SENTAR DIRETAMENTE NA AREIA OU MESMO NA BORDA DA PISCINA PODE CAUSAR INFECÇÕES?

Sim, é preciso estar sempre atenta. As piscinas de clubes, condomínios e hotéis são frequentadas por MUITAS PESSOAS, que, naquele momento, compartilham a mesma água. Já nas praias, que também são frequentadas por cachorros, os riscos são maiores.

“O contato direto com areia pode causar vaginite, outras reações alérgicas e infecções por alguma bactéria. Você não sabe quem estava ali. O ideal não é sentar direto, USE UMA TOALHA”, indica Sobral.

Foto: Kraig Scarbinsky/DigitalVision

FICAR DE BIQUÍNI O DIA TODO PODE SER PREJUDICIAL PARA A MINHA SAÚDE?

Cuidado, pois pode prejudicar mesmo. A região vaginal já fica úmida e quente naturalmente. No verão, as condições para o desenvolvimento de bactérias e fungos são ainda mais propícias. Portanto, fique atenta, principalmente se o seu biquíni estiver molhado.

O médico comenta que a CANDIDÍASE é a infecção mais comum da temporada. “Dificilmente, uma mulher não tem uma vez na vida. Ela pode ser ocasionada até por estresse”. Entre os sintomas estão um corrimento branco (que se assemelha ao leite coalhado), coceira e vermelhidão. “A paciente pode apresentar também ardor na hora de urinar. O exame de papanicolau detecta estas doenças”.

Caso não seja tratada, ela pode se transformar em algo maior. “Pode subir para o útero, correndo o risco de perder as trompas por conta do aumento”, explica o médico, que ainda comenta que qualquer uma pode ter, inclusive as crianças. “As idosas, gestantes, diabéticas e portadoras de doenças que diminuem a imunidade, estão mais vulneráveis”.

TUDO BEM SE EU LAVAR AS CALCINHAS E BIQUÍNIS NO CHUVEIRO?

Segundo o especialista, o real problema não está em lavar as peças durante o banho, mas, sim, na FORMA COM QUE ELAS SECARÃO. “Tem enxaguar bem, tirando todo o produto químico, e deixar ao sol”.

Por falar em artigos de limpeza, tenha cuidado também com alvejantes e amaciantes, que, eventualmente, podem causar irritações e alergias. Sobral recomenda que você dê preferência ao sabão de coco, neutro ou mesmo antialérgicos.

Foto: Alliance/iStock

NO CALOR, QUANTO MAIS VEZES EU LAVAR A REGIÃO ÍNTIMA, MELHOR?

Não, o excesso de cuidados pode acarretar em problemas. “Ao mesmo tempo em que não lavar faz mal, ter higiene demais tira a proteção natural. Isso causa um desequilíbrio na flora bacteriana da vagina”, aponta.

A recomendação é que você higienize sempre que voltar da praia e da piscina, nos banhos e antes de dormir. Sobral indica que você use os sabonetes fabricados especialmente para o cuidado íntimo e, claro, muita água.

USAR CALÇA JEANS NO VERÃO É ARRISCADO?

É arriscaso, sim. Essa regra não é válida somente para o jeans, mas para as peças apertadas em geral (como as usadas em academias, por exemplo). Está calor! Portanto, dê preferência para saias, vestidos e calças de tecidos mais leves. “Use roupas que propiciem a ventilação da região. Assim, diminuem as chances de infecção”.

Ventilar a região é importante em qualquer estação do ano, por isso que os médicos indicam que as mulheres durmam sem calcinha. “Faça isso sempre que você puder”, sugere.

Fonte: Daquidali

Últimas

Firehouse Subs envolve novo ecossistema de agências para ajudar a promover o crescimento da marca com a Orchard como a principal agência criativa

24/04/2024

Um investimento importante da Firehouse Subs, a nova equipe de seis agências também inclui a PHD,...

Categorias