Operação fecha casa de repouso e resgata idosos em situação de maus-tratos em São Manuel

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Uma casa de repouso clandestina foi fechada pelas autoridades nesta sexta-feira (9) em São Manuel (SP). Segundo a prefeitura, o local funcionava de forma irregular e os idosos estavam sendo vítimas de maus-tratos.

A operação foi realizada durante a manhã por equipes da Guarda Civil Municipal, prefeitura, Diretoria da Promoção Social, Vigilância Sanitária, Creas e Polícia Civil. Elas foram até a chácara no bairro Catâneo Ângelo depois de receberem denúncias anônimas.

No local, os agentes constataram várias construções adaptadas, com cômodos transformados em quartos pequenos. Segundo a prefeitura, todos continham grades nas portas, colchões finos e inadequados e apenas um banheiro.

Chácara que funcionava como casa de repouso foi encontrada em situação precária em São Manuel — Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação
Chácara que funcionava como casa de repouso foi encontrada em situação precária em São Manuel (Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação)

As equipes também encontraram seis idosos, sendo cinco homens e uma mulher, alguns com prótese nas pernas e cadeirantes em situação precária.

Segundo a prefeitura, um dos idosos relatou que era proibido sair e que fazia suas necessidades em um balde fornecido pelos responsáveis do local.

Outros informaram que faziam poucas refeições e que os banhos eram tomados somente a cada três dias e não havia nenhuma assistência médica, ainda de acordo com o município.

Casa de repouso clandestina funcionava no bairro Catâneo Ângelo em São Manuel  — Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação
Casa de repouso clandestina funcionava no bairro Catâneo Ângelo em São Manuel (Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação)

A perícia técnica também foi acionada e compareceu ao local. Diante da constatação de maus-tratos e situação irregular da casa de repouso, duas pessoas foram presas em flagrante e levadas às cadeias de Itatinga (SP) e Cesário Lange (SP).

A prefeitura informou que os idosos passaram pelo hospital local para atendimento médico e foram recolhidos pela Pousada da Colina.

Agentes foram até a casa de repouso clandestina nesta sexta-feira (9) em São Manuel — Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação
Agentes foram até a casa de repouso clandestina nesta sexta-feira (9) em São Manuel (Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação)

Fonte: G1 – Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes