28 março, 2024

Últimas:

ONG S.O.S Custa promove II Encontro de Gestores, em Botucatu

Anúncios

No próximo dia 23 de novembro, às 14 horas, a ONG S.O.S Cuesta promoverá no Espaço Arroz de Festa, em Botucatu, o II Encontro de Gestores. No evento serão apresentados os resultados do projeto “Cascata Realiza” além de serem abordadas as futuras ações do “Plano Ambiental da Microbacia do Córrego da Cascata”.

De acordo com a vice-presidente da ONG S.O.S Cuesta e coordenadora geral do Projeto Cascata Realiza, Nelita Corrêa, o II Encontro de Gestores visa contribuir para a identificação e implementação de ações de recuperação, preservação, monitoramento e políticas públicas, capazes de manter e melhorar a qualidade da microbacia hidrográfica, considerada a unidade mais moderna de planejamento e gestão, por apresentar uma visão conjunta do comportamento das condições naturais e das atividades humanas. “O evento é voltado para as pessoas comprometidas com as políticas públicas que possam melhorar a qualidade ambiental e, consequentemente a qualidade de vida dos cidadãos. Contamos com a participação efetiva das autoridades, além dos órgãos estaduais ligados ao meio ambiente, a universidade, o setor produtivo, membros do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê, moradores da microbacia, formadores de opinião e a sociedade civil organizada”, diz Nelita.

Anúncios

Nelita também explica que o encontro será importante para abordar as ações do Plano Ambiental da Microbacia do Córrego da Cascata que ainda não foram realizadas. “Contamos com um debate e argumentação dos gestores a respeito da viabilidade técnica, econômica e importância social das ações de planejamento, sem perder de vista a proteção e a importância do ganho ambiental para a microbacia. A expectativa é pactuar com o público presente as diretrizes de desenvolvimento social e econômico em harmonia com os atributos ambientais da microbacia”, completa.

MAIS SOBRE O PROJETO CASCATA REALIZA

Anúncios

O projeto Cascata Realiza é realizado pela organização não governamental S.O.S Cuesta de Botucatu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Botucatu sob o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O I Encontro de Gestores foi realizado em junho de 2012, quando a S.O.S Cuesta finalizava o projeto “Córrego da Cascata: caracterização, recuperação e planejamento ambiental”, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Na ocasião, o encontro reuniu o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, para identificar e priorizar as ações de planeamento e gestão, que resultaram no Plano Ambiental da Microbacia do Córrego da Cascata. O plano é composto por quatro programas de gestão e 24 atividades voltadas para a recuperação e proteção dos recursos naturais e a educação ambiental e mobilização da população.

Em 2014, a ONG S.O.S Cuesta de Botucatu foi convidada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, para realizar dez ações propostas no Plano Ambiental, surgindo assim, o projeto “Cascata Realiza: utilização de ferramenta de gestão da microbacia hidrográfica do Córrego da Cascata”. Um dos desafios do projeto foi a constituição de um comitê para gerenciar a Microbacia Hidrográfica do Córrego da Cascata.

Diante dos acontecimentos de 2014, relacionados à crise hídrica e ao reenquadramento do Ribeirão Lavapés, a proposta do projeto de constituir um comitê de microbacia hidrográfica evoluiu para a constituição do Subcomitê da bacia hidrográfica do Ribeirão Lavapés, que encontra-se em franco desenvolvimento. A evolução desse trabalho originou o livro “As águas do Ribeirão Lavapés”, que será lançado no início do ano que vem.

Serviço – O Espaço Arroz de Festa está localizado na Rua Agenor Nogueira, 827, Jardim Bom Pastor, Botucatu.

Fonte: 4 toques

Últimas

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

28/03/2024

Pesquisa feita pelo Guia Viajar Melhor e publicada no site do Ministério do Turismo, indica Minas...

Categorias