28 março, 2024

Últimas:

Homenagem na Folha de S. Paulo: Destemido biólogo de Botucatu

Anúncios

O Jornal Folha de S. Paulo, fez uma homenagem ao jovem botucatuense Airton Lourenço Junior, que faleceu no último dia 2, vítima de um infarto fulminante.

O texto, escrito por Guilherme Magalhães, foi publicado no obituário de um dos principais jornais do País e narra um pouco a vida profissional do biólogo botucatuense, seu trabalho no Cevap – Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp de Botucatu.

Anúncios

Acompanhe abaixo, na íntegra, a nota publicada no dia 15 de novembro pela Folha de S. Paulo.

 

Anúncios

AIRTON LOURENÇO JUNIOR (1981-2015)

Destemido biólogo de Botucatu

 

As cerca de 15 mil serpentes que habitam uma pequena ilha a 33 km do litoral sul de São Paulo não eram o bastante para assustar o biólogo Airton Lourenço Junior.

Airton participou de mais de cinco expedições à ilha da Queimada Grande, único lugar do planeta em que a jararaca-ilhoa pode ser encontrada. Para sobreviver, a cobra teve de se adaptar à vida nas árvores, a cinco metros de altura do solo. Ser surpreendido por uma dessas despencando em sua cabeça não era fato raro, mas, para Airton, eram apenas ossos do ofício.

Ele, que desde pequeno criava aranhas em casa e já adorava animais peçonhentos, dizia querer ser o próximo Jacques Cousteau – legendário oceanógrafo francês morto em 1997.

Em suas viagens à ilha, coletava veneno e trazia espécies ao Cevap (Centro Virtual de Toxinologia) da Unesp em Botucatu, no interior paulista -sua cidade natal.

O objetivo do trabalho de Airton, conta o pesquisador e colega Rui Seabra, era a obtenção de tratamentos mais específicos levando em conta as diferenças de veneno em decorrência de idade e hábitat dos animais peçonhentos.

Formado em ciências biológicas pela USC (Universidade Sagrado Coração), de Bauru, Airton acalentava o desejo de dirigir o Cevap.

Foi lá onde conheceu sua mulher Luciana, também bióloga.

Morreu no dia 2, aos 34 anos, vítima de um infarto fulminante. Deixa os pais, o irmão, a mulher e o filho Raul – fruto de um primeiro relacionamento.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

 

homenagem junior

 

Leia Notícias

Últimas

Rauva descomplica burocracia para brasileiros que desejam abrir negócio em Portugal

28/03/2024

Anúncios LISBOA, Portugal, March 28, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Portugal é um destino cada vez mais...

Categorias