Onça-pintada que recebeu dente de porcelana no TO morre durante transferência para instituto

A onça-pintada conhecida como ‘Cefau’, que se tornou conhecida no Tocantins ao receber o implante de um dente de porcelana no ano passado, morreu enquanto era transferida para o Instituto Onça-Pintada, em Goiás. O animal tinha aproximadamente cinco anos e vivia no Centro da Fauna (Cefau), em Palmas. A mudança era que ela pudesse ficar em um espaço mais amplo e convivendo com outras onças.

Onça que ganhou presas de porcelana acabou morrendo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) emitiu nota lamentando a morte e informando que fará uma necropsia para identificar quais foram as causas. O animal morreu perto da cidade de Mineiros (GO). Segundo o Naturatins a transferência foi “realizada a partir de criteriosos estudos e com protocolos específicos a fim de garantir o bem-estar do animal e sua segurança”.

O tratamento dentário dela acabou despertando curiosidade. As presas foram substituídas por porcelana por causa de um desgaste anormal que poderia comprometer as condições de sobrevivência dela na natureza.

Animal estava sendo transferido para instituto em Goiás — Foto: Divulgação/Naturatins
Animal estava sendo transferido para instituto em Goiás (Foto: Divulgação/Naturatins)

Na época também foram feitos exames na onça para coleta de material genético. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o laboratório de Biologia Genômica Molecular da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) participaram da ação.

Fonte: G1