17 de junho, 2024

Últimas:

‘O radical’: Javier Milei estampa capa de junho da revista Time

Anúncios

A edição de junho da revista americana Time traz destaque para o presidente argentino, Javier Milei, que completará 6 meses de governo no dia 10 do próximo mês.

Logo no início da matéria especial, a revista afirma que Milei pode ser o chefe de Estado mais excêntrico do mundo. O artigo destaca que Milei é ex-guru de sexo tântrico, como o próprio presidente define, e ficou conhecido como El Loco (“O Louco”, em português) pelas expressões profanas que utilizava para comentar sobre economia em programas de fofoca da TV.

Anúncios

Durante a campanha eleitoral, lembra a matéria, Milei prometeu eliminar o banco central do país, ridicularizou a mudança climática, que chamou de “conspiração socialista”, e atacou até mesmo o Papa Francisco, o primeiro pontífice argentino.

Presidente da Argentina Javier Milei estampa capa da revista Time de junho. (Foto: Reprodução/TIME)

Segundo a Time, “as esquisitices” da campanha de Milei ofuscaram o forte programa de austeridade que ele promoveu para tirar o país da crise econômica. Na entrevista, o presidente prevê uma retomada forte na economia país e promete recolocar a Argentina como líder na economia mundial.

Anúncios

A revista, no entanto, também relata como o pacote de austeridade está afetando os argentinos mais pobres. Javier Milei havia prometido que o alvo de seu ajuste econômico seria “a casta”, forma como chama a classe política, mas ressalta que os verdadeiros atingidos são os cidadãos comuns, uma vez que a inflação continua perto dos 300%.

“Muitos argentinos foram forçados a transportar sacos de dinheiro até para pequenas transações; algumas lojas desistiram completamente dos cartazes de preços. Os movimentos de Milei – cortar ajuda federal, transporte e subsídios à energia e se livrar dos controles de preços – causaram um aumento dos custos de vida”, diz a revista.

Enquanto o presidente promete fazer do país uma potência mundial, o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) anunciou que a atividade econômica registrou uma queda de 8,4% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. E, segundo o Indec, o PIB no 1º trimestre deste ano teve uma queda de 5,3% em comparação com o mesmo período de 2023.

Nas redes sociais, o presidente celebrou estampar a capa da Time e escreveu: “Fenômeno de vizinhança”.

Presidente Javier Milei é a capa da revista Time de junho. (Foto: Irina Werning/TIME)

Em outro momento da entrevista, o presidente afirma considerar os EUA um “aliado estratégico”, mas não se posicionou sobre a disputa entre o atual presidente americano, Joe Biden, e ex-presidente Donald Trump. Apesar de sua proximidade ideológica com Trump, Milei disse ter “excelentes relações” com o governo do democrata e muitos de seus funcionários.

A matéria lembra ainda que o argentino buscou inspiração de fora do país durante a campanha eleitoral ao prometer “tornar a Argentina grande novamente”, uma referência ao bordão usado pelo Trump. Nos comícios, era comum ver cartazes de Trump e também do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A matéria especial destaca ainda que o chefe de Estado pede conselhos políticos por telepatia para o seu falecido cachorro, que morreu há mais de 5 anos, e chega a questionar se é possível ser apenas uma questão de tempo até que seu “apoio popular desmorone”.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

ABAC, entidade que representa o setor em nível nacional, lança o Índice de Confiança do Setor de Consórcios - ICSC,...

Categorias