26 abril, 2024

Últimas:

O que são Fintechs? Entenda como elas estão mudando o mercado financeiro

Anúncios

Houve um tempo em que nossos ancestrais adotavam um ritual curioso para assistir filmes: eles alugavam fitas VHS nas chamadas video-locadoras.

Porém, veio a internet popularizando a tecnologia streaming e pronto. Serviços como a Netflix aos poucos foram tornando as locadoras obsoletas.

Anúncios

Esse é um processo natural, pois mudanças foram feitas para acontecer mesmo. Atualmente quem está proporcionando uma mudança – especialmente no segmento das instituições financeiras – são as Fintechs.

Reparou que cada vez mais as pessoas podem consultar os saldos dos respectivos cartões, efetuar transferências e pagamentos sem necessitar ir a um banco? Parte disso é culpa das tais Fintechs, que são basicamente empresas que trazem facilidades para as atividades financeiras diárias.

Anúncios

Há muita gente que hoje diariamente usa os serviços de uma ou mais Fintechs, porém falta apenas serem apresentados. Sabe o PayPal e o Nubank? Pois então, temos aí dois exemplos de Fintechs.

Resumindo: Fintech é a junção de dois termos em inglês, Financial Technology, ou se você preferir em português, “Tecnologia Financeira”. Sendo assim, Fintech é uma empresa que atua proporcionando facilidades e inovações tecnológicas no segmento financeiro.

Contudo, é normal que muitas Fintechs não apresentem um grande gasto com estruturas físicas, algo comum em agências bancárias, por exemplo. Por essa razão, muitas delas disponibilizam serviços mais baratos ou até mesmo grátis.

Com isso, é possível ainda dizer que o barateamento da tecnologia da informação, aliado ao aumento do acesso à internet, foi de grande ajuda para que as Fintechs se proliferassem rapidamente.

Fintechs para todos os gostos e necessidades

Quando um smartphone e uma boa conexão com a internet tornam possível o surgimento, o funcionamento e a eficiência dessas empresas que aliam finanças e tecnologia é compreensível que elas sejam procuradas por muita gente.

Contudo, as Fintechs não se resumem apenas no segmento dos bancos digitais. Elas possuem diferentes características que se adaptam em diferentes áreas de atuação. Desse modo, confira alguns setores onde as Fintechs também podem atuar.

Crowdfunding

Se você tem um projeto, seja ele um e-commerce ou algum outro pequeno negócio, é fundamental contar com um serviço de hospedagem de sites. A hospedagem proporciona segurança, tráfego e melhora a presença online.

Porém, para um projeto não ser apenas uma ideia e sim uma realidade, é necessário ter um bom investimento inicial. É aí que entram as Fintechs que realizam financiamentos coletivos.

Uma das mais conhecidas do Brasil, nesse segmento, é a Catarse. Por meio dela é possível financiar desde a abertura de negócios até o lançamento de obras ou eventos artísticos.

Investimento

As Fintechs de investimento aparecem para auxiliar quem quer fazer os seus lucros financeiros renderem mais. A Toro, nesse caso, é um exemplo que faz parte dessa área.

Empréstimo ou Crédito

Quando o assunto é finanças, empresas de empréstimo são importantes no dia a dia de muitos brasileiros. Entre elas, há algumas Fintechs que atuam prestando esse tipo de serviço.

Por meio delas os clientes recebem atendimento e facilidades online. Um exemplo disso é a Geru.

Criptomoedas

A mineração de moedas digitais, tais como a Litecoin e a Bitecoin, já é procurada por muita gente hoje em dia. Para facilitar o investimento – e até o conhecimento – quando o assunto são as criptomoedas, é possível também recorrer a uma Fintech.

Uma das mais conhecidas nesse ramo é a Mercado Bitcoin. Diariamente ela atrai investidores e também curiosos que querem saber mais sobre os funcionamentos e as vantagens do dinheiro virtual.

As Fintechs e as startups

Serviços digitalizados, baixo custo inicial, inovador e escalável. Dessa maneira podem ser definidas as características mais básicas das Fintechs. Porém, falando assim, até parece que elas são startups.

Pois bem, as Fintechs, de certa forma, no início das suas vidas, enquanto ainda estão dando os primeiros passos rumo ao sucesso, podem sim ser startups.

As Fintechs são empresas que apresentam saídas inovadoras, sempre baseadas fortemente em conceitos modernos e digitais. E as startups também. Mas então, onde está a diferença?

A distinção entre uma Fintech e uma startup é justamente o termo “Fin” em seu nome. As “Financial Technology” são essencialmente empresas que apresentam soluções tecnológicas para o segmento financeiro.

Uma startup, por sua vez, não tem essa obrigatoriedade. Sendo assim, não é surpresa se deparar com uma startup destinada ao ramo dos alimentos, outras da área de transporte urbano e por aí vai.

Conclusão

As Financial Technology, as famosas Fintech, são o reflexo perfeito do atual momento em que estamos inseridos, em que a tecnologia digital traz uma série de possibilidades e vantagens.

Além disso, diante do excesso de burocracias que muitas empresas tradicionais possuem em se tratando de finanças, muitas das Fintechs aparecem como uma alternativa facilitadora, barata e repleta de vantagens.  

Por essa razão, elas estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Inclusive, quem sabe, tentar abrir e trabalhar com uma seja uma boa alternativa de negócio.

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias