O que as suas unhas podem lhe dizer sobre a sua saúde

Parece que ter unhas fortes e saudáveis é mais importante do que poderíamos imaginar, já que sintomas desagradáveis relacionados a elas podem indicar maiores problemas de saúde. Nós conversamos com John Anthony, dermatologista da Cleveland Clinic, em Ohio, e Debra Jaliman, dermatologista de Nova Iorque e autora do livro ‘Skin Rules’, sobre quais sintomas não devem ser ignorados (e quais são totalmente normais).

O problema: unhas amareladas

“Isso pode ocorrer naturalmente com a idade,” diz o Dr. Anthony. “Mas também pode ser causado por esmaltes ou unhas postiças”. Se você usa unhas postiças ou mantém as unhas pintadas com frequência e está tendo este problema, tente fazer uma pausa e dê às unhas uma chance para que se recuperem. Outra possível causa: fumar, que pode manchar as unhas e dar a elas uma tonalidade amarelada.

O problema: unhas secas, rachadas ou quebradiças

Este é um problema comum, e existem algumas possíveis causas. “Unhas frágeis e quebradiças podem ser consequência do ressecamento na lâmina ungueal,” diz a Dra. Jaliman. “Isso pode ocorrer por causa da natação, do uso excessivo de removedor de esmaltes, do hábito frequente de lavar a louça sem usar luvas, ou simplesmente por vivermos em um ambiente com baixa umidade.” Outras possíveis causas incluem os químicos (como a exposição regular a produtos de limpeza) e o envelhecimento. No entanto, se as unhas quebradiças são um problema constante, converse com o seu médico: em alguns casos o hipotiroidismo (uma condição na qual a tireoide não trabalha de forma adequada) pode provocar este efeito colateral.

Para tratar as unhas rachadas tente usar uma loção com uma poderosa ação hidratante. Assim como a sua pele, as unhas irão absorvê-la e será possível prevenir o ressecamento no futuro. A Dra. Jaliman recomenda escolher um produto que contenha ácido hialurônico, glicerina ou manteiga de karité. Se isso não ajudar, você também pode optar por um suplemento nutricional de biotina, que promove o crescimento saudável das unhas.

O problema: hipocratismo digital

“O hipocratismo digital — quando as pontas dos dedos incham e as unhas se tornam arredondadas e curvadas — pode ser o sinal de uma doença no fígado ou nos rins,” diz o Dr. Anthony. Se você está passando por isso, fale com o seu médico.

O problema: pontos brancos

Muitas pessoas acreditam que os pontos brancos indicam uma deficiência de cálcio, mas este não costuma ser o caso: “Geralmente, estes pontos brancos não são muito significativos,” diz o Dr. Anthony. “Eles costumam ser o resultado de um pequeno trauma, como quando você bate o dedo em algo sem querer, e na maioria das vezes não estão associados ao cálcio”.

O problema: sulcos horizontais

“Eu às vezes vejo sulcos horizontais (de um lado até o outro) nas unhas,” diz o Dr. Anthony. “Eles costumam ser resultado de um trauma direto na unha ou de uma doença mais grave, e neste último caso eles precisam estar presentes em mais de uma unha ao mesmo tempo.” A razão? Quando o seu corpo está trabalhando dobrado para combater uma doença, ele economiza a energia para as tarefas importantes. “O seu corpo está literalmente dizendo, ‘Eu tenho coisas mais importantes para fazer do que me preocupar com unhas’ e pausa o crescimento das mesmas,” ele explica.

Outra possível causa para estes sulcos que vão de um lado ao outro? “Linhas horizontais na lâmina ungueal também podem surgir como reação a algum medicamento, como por exemplo um tratamento quimioterápico feito recentemente,” diz a Dra. Jaliman.

O problema: sulcos verticais

Este costuma ser um sinal normal do envelhecimento. “Assim como as rugas no rosto, as unhas também ganham linhas com o passar dos anos,” diz a Dra. Jaliman.

O problema: unhas severamente roídas

Roer as unhas é um hábito comum, mas se for algo exagerado — como cutucar e arrancar a pele ao redor das unhas ou roê-las constantemente — pode ser um sinal de transtorno obsessivo-compulsivo. “Às vezes a medicina psiquiátrica é necessária para tratar o hábito de roer unhas quando relacionado ao TOC,” diz a Dra. Jaliman. “Um esmalte de sabor amargo também pode ajudar”.

O problema: unhas côncavas

As chamadas unhas “colher” se referem a unhas finas que adquiriram uma forma côncava. “Este costuma ser um sinal de anemia decorrente da deficiência de ferro,” diz a Dra. Jaliman, que recomenda consultar o seu médico se você estiver passando por isso. “Esta condição pode ser tratada com suplementos de ferro”. Unhas extremamente pálidas também podem indicar anemia.

O problema: unhas corroídas

Converse com o seu médico se as suas unhas estão corroídas e com pequenos buracos, já que este pode ser um sinal de psoríase, diz a Dra. Jaliman.

O problema: listras escuras ou dor nas unhas

Se você tem uma descoloração escura nas unhas (como faixas pretas) ou o crescimento das mesmas está causando dor, consulte seu médico imediatamente. “O melanoma da unha é sério, e pode fazer com que linhas ou listras pretas apareçam na unha,” diz o Dr. Anthony. “Por isso, se você notar estas mudanças acontecendo nas suas unhas, é importante consultar um médico”. Embora o melanoma costume ser menos comum em pessoas negras, asiáticas e hispânicas, Anthony diz que estes pacientes têm uma maior probabilidade de ter as faixas escuras nas unhas quando a doença está presente — fazendo com que a consulta médica seja ainda mais importante.

Fonte: Yahoo!

Scroll Up