26 abril, 2024

Últimas:

Nuvem gigante de cinzas lançadas por vulcão cobre céu da Indonésia

Anúncios

Na Indonésia, um vulcão expeliu uma nuvem de cinzas gigante que elevou-se a uma altura de 5 quilômetros para o alto na segunda-feira (10). Essa é a segunda erupção em três dias. Além da fumaça que escurece o céu, há um ruído estrondoso, disseram autoridades e testemunhas.

Vídeos em redes sociais mostravam uma camada de cinzas e fuligem que chegou a cerca de 5 centímetros de altura no solo em vilas já abandonadas na encosta do vulcão, segundo a Associated Press.

Anúncios

Em Berastagi, uma região turística localizada a 20 quilômetros de distância, os motoristas foram obrigados a acender os faróis ainda durante o dia, por causa da escuridão provocada pelas cinzas.

Coluna de fumaça provocada pela erupção do Monte Sinabung, em Sumatra, na Indonésia, na segunda-feira (10) — Foto: Antara Foto/Sastrawan Ginting/via Reuters
Coluna de fumaça provocada pela erupção do Monte Sinabung, em Sumatra, na Indonésia, na segunda-feira (10) (Fotos: Reprodução)

A erupção do Monte Sinabung na ilha de Sumatra ocorre após mais de um ano de inatividade. As autoridades alertaram moradores e turistas sobre possíveis fluxos de lava no fim de semana.

Anúncios

Sinabung, localizado em um dos países onde há mais atividade vulcânica do mundo, ficou inativo por 400 anos antes de entrar em erupção novamente em 2010.

Depois de um novo período de inatividade, entrou em erupção em 2013, e desde então segue ativo. Em 2016, sete pessoas morreram durante uma erupção deste vulcão. Outra em 2014 fez 16 vítimas.

Agricultores observam nuvem de fumaça de vulcão na Indonésia, em 10 de agosto de 2020 — Foto: Antara Foto/Sastrawan Ginting/ via Reuters
Agricultores observam nuvem de fumaça de vulcão na Indonésia, em 10 de agosto de 2020 (Foto: Reprodução)

Mais de 30 mil pessoas que moram perto do local deixaram suas casas ao longo dos últimos anos por causa do Sinabung.

Imagens da erupção matinal capturadas pelos moradores mostraram uma nuvem gigante de cinzas espessas subindo do pico da montanha de 2.460 metros em Karo, Sumatra do Norte.

“O som foi como um trovão, durou menos de 30 segundos”, disse o residente Fachrur Rozi Pasi.

Os moradores foram aconselhados a ficar fora de um raio de 5 quilômetros do vulcão e a usar máscaras para minimizar os efeitos da queda de cinzas vulcânicas, disse a agência de vulcanologia em um comunicado.

Nenhuma vítima foi registrada e uma porta-voz da autoridade de aviação civil disse que voos ainda operam na região.

“A situação em torno do Monte Sinabung está muito sombria agora, foi maior do que a erupção de alguns dias atrás”, disse Gilbert Sembiring, que estava visitando um amigo quando Sinabung estourou.

O vasto arquipélago do Sudeste Asiático está no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, onde se encontram placas tectônicas. A Indonésia tem 127 vulcões ativos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias