24 abril, 2024

Últimas:

Número de vítimas de pedofilia dentro da Igreja pode chegar a 10 mil na França

Anúncios

Desde 1950, 10 mil crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violências sexuais cometidas por membros da Igreja Católica na França. Essa é a estimativa do presidente da comissão independente que investiga a pedofilia dentro da maior instituição religiosa no país.

A comissão foi criada em 2018 pelo episcopado francês e institutos religiosos após diversos escândalos no país. Em parceria com o Ministério da Justiça, uma linha telefônica foi colocada à disposição em 2019 para receber testemunhos de vítimas de todo o país. A estimativa foi feita a partir dos relatos recolhidos.

Anúncios

O número de crianças e adolescentes sexualmente abusados, no entanto, ainda pode mudar. “Nossa campanha pedindo testemunhos certamente não reuniu a totalidade [de vítimas]”, afirmou o presidente da comissão Jean-Marc Sauvé nesta terça-feira (2). “A grande pergunta neste momento é qual o percentual de vítimas que atingimos. 25%? 10%? 5%?”, completou.

O presidente da comissão não informou quantos são os possíveis agressores envolvidos. Segundo ele, no entanto, “em várias instituições católicas ou comunidades religiosas, tem havido um verdadeiro sistema de abuso, mas esta situação representa uma minoria muito pequena dos casos de que ouvimos falar”.

Anúncios

O relatório final com recomendações de práticas de combate à pedofilia na Igreja deve ser divulgado em setembro.

Responsabilidade pelo passado

Em fevereiro, a Conferência de Bispos da França reuniu 120 representantes ao longo de três dias para discutir a responsabilidade nos casos de pedofilia do passado. A discussão terminou sem nenhuma decisão prática.

“Nós concordamos todos que, no passado, houve falhas na gestão das coisas, sem falar dos crimes cometidos”, afirmou o Monsenhor Luc Ravel. “Mas ainda estamos divididos sobre a noção de responsabilidade coletiva em relação ao passado. Alguns acreditam que é preciso solidariedade em relação às gerações precedentes”, disse na ocasião da conferência.

Os 120 bispos devem se encontrar novamente no final deste mês para votar um dispositivo de reconhecimento do sofrimento vivido pelas vítimas que, se aprovado, pode prever medidas financeiras, criação de monumentos e políticas de prevenção à pedofilia.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Ouro e Real Madrid fazem parceria para fornecer produtos financeiros inovadores a torcedores de futebol ao redor do mundo

24/04/2024

Renomado clube de futebol e pioneiro em fintech desenvolve soluções bancárias digitais de marca conjunta em...

Categorias