Anúncios
Apenas no ano de 2017, mais de 869 mil turistas brasileiros visitaram Portugal. Se comparado a 2016, que recebeu cerca de 625 mil turistas brasileiros, o aumento foi 39%. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE).
O pequeno país ao sul da Europa, que tem apenas 10,5 milhões de habitantes, vem recebendo cada vez mais turistas. Para se ter uma ideia, em 2005, Portugal recebeu quase 6 milhões de visitantes de todo o mundo. Em 2017, o número mais do que dobrou, atingindo um total de 12,6 milhões de turistas estrangeiros.
Anúncios
Os brasileiros vêm acompanhando essa tendência e, cada vez mais, visitam a “terrinha”. Se em 2005, o número de turistas brasileiros no país foi pouco mais de 177 mil, dez anos depois, em 2015, já chegava a 552 mil, um valor três vezes maior. Em 2016, o valor ultrapassou os 625 mil turistas brasileiros.
Os brasileiros estão em quinto lugar no ranking de turistas que visitam o país. Em primeiro lugar está o Reino Unido, com quase 2 milhões de turistas em 2017. Em seguida, vem a Espanha (1,7 milhões); a França e a Alemanha ( com pouco mais de 1,3 milhões).
Anúncios
O Brasil, em número de turistas que visitaram Portugal, está a frente de países como os Estados Unidos (685 mil turistas, em 2017) e a Itália (543 mil).
De acordo com informações do site Turismo em Portugal, vinculado ao Ministério da Economia, o país conquistou o prêmio de Melhor Destino Turístico do Mundo no World Travel Awards 2017.
Para a professora aposentada Tania Carvalho, 65 anos, o país faz jus ao prêmio. Ela e o marido viajam para Portugal todos os anos, onde afirmam se sentir em casa.
“Além das facilidades da língua, aqui nós sentimos seguros. Lisboa, por exemplo, é uma cidade cheia de opções culturais, shows de música e peças de teatro. E o interior do país também é lindo, com cidades encantadoras para se visitar. Um país pequeno, charmoso e acolhedor”, ressalta a carioca, que não descarta a ideia de se mudar para Portugal.
“Tenho uma amiga, aposentada também, que se mudou para cá e está feliz da vida. Fugiu da violência e da insegurança do Rio de Janeiro e está reconstruindo a vida por aqui”, conta Tania, que conversou com a Agência Brasil no bairro turístico do Chiado, na capital lusitana.
Segundo os dados do INE, o montante obtido pelo setor de hotelaria em Portugal registrou crescimento de 16,6%, com gastos totais de turistas estimados em 3,4 milhões de euros (considerando também os visitantes locais).
Atualmente as receitas com turismo e viagens representam 10% do Produto Interno Bruto do país, que cresceu cerca de 2,7%, em 2017.
Fonte: Agência Brasil