16 abril, 2024

Últimas:

Nova candidatura presidencial aprofunda divisão da esquerda na França

Anúncios

Longe de seu objetivo de unificação, a ex-ministra Christiane Taubira, que viu sua candidatura à eleição presidencial de abril na França confirmada em primárias polêmicas, ampliou as fraturas na esquerda em poucas horas e sem sinal de retorno ao Eliseu.

“Os resultados, as reações e, portanto, as consequências são o que esperávamos. Não haverá uma candidatura única de esquerda, mas aparentemente vai ter mais uma”, disse à AFP Gilles Finchelstein, da Fundação Jean Jaures.

Anúncios

Uma iniciativa cidadã inédita na França, batizada de Primária Popular, propôs no fim de semana a seus 467.000 partidários que escolhessem qual candidato de um total de sete poderia liderar melhor a esquerda na eleição presidencial.

Sem surpresa, Taubira, a única candidata convincente que concordou em participar, venceu depois de obter uma avaliação melhor do que o ambientalista Yannick Jadot (2º), o esquerdista Jean-Luc Mélenchon (3º) e a socialista Anne Hidalgo (5º).

Anúncios

Seus três rivais, que pediram aos organizadores que não colocassem seus nomes na votação, denunciaram um processo adaptado da política nascida no território da Guiana Francesa e rejeitaram seus chamados para se juntar a ela.

“Sou mais uma candidata para quem pensa que um processo democrático não vale nada, que meio milhão de pessoas registradas e votando não valem nada”, reagiu Taubira nesta segunda-feira na rádio France Info, criticando a “falta de respeito” de seus rivais.

Para Finchelstein, “é um sucesso cívico, mas um fracasso político”. “A ambição de uma candidatura conjunta da esquerda é uma miragem. É uma união que teria sido muito heterogênea”, acrescenta.

“A esquerda nunca esteve unida”

As pesquisas de opinião apontam o atual presidente, o liberal Emmanuel Macron, como o vencedor da eleição, que prevaleceria no segundo turno sobre a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, como em 2017, ou a candidata de direita Valérie Pécresse.

A esquerda obtém cerca de 25% das intenções de voto se somados os resultados dos candidatos das diferentes tendências: ambientalista, socialista, comunista, esquerda radical, anticapitalista, etc.

“O eleitorado potencial da esquerda nunca esteve tão baixo”, disse para a France 5 Rémi Lefebvre, professor de Ciência Política da Universidade de Lille, para quem os “antigos partidos com legitimidade ideológica” têm cada vez menos “legitimidade” popular.

O Partido Socialista seria um exemplo. Em 2017, seu candidato presidencial, Benoît Hamon, ficou em 5º no primeiro turno com 6,36% dos votos. Segundo as pesquisas, Hidalgo, a quem a candidatura de Taubira tira votos, não teria um resultado melhor.

Segundo pesquisa da OpinionWay divulgada na quinta-feira, Mélenchon seria o mais bem colocado da esquerda na eleição presidencial com 9% das intenções de voto, seguido por Taubira, o ambientalista Jadot (5%) e Hidalgo (3%).

“Se não houver alinhamento entre uma proposta de programa clara, uma personalidade experiente e uma base social suficientemente ampla, a fragmentação é fatal”, acrescenta Rivière, lembrando que “a esquerda nunca esteve unida”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

CORREÇÃO: A EMGA garante financiamento de dívida de US$ 50 milhões para a MFO KMF do Cazaquistão

16/04/2024

Anúncios LONDRES, April 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA) anuncia...

Categorias